Notícias

IBS participa do 2º Encontro Regional de Agricultura Familiar em Capão Bonito

IBS apesentou projetos e as unidades móveis no evento. Fotos: Divulgação Fibria

IBS apesentou projetos e as unidades móveis no evento. Fotos: Divulgação Fibria

Disseminar conhecimento e informação que contribuam para o desenvolvimento da agricultura familiar. Esse foi o objetivo do 2º Encontro Regional de Agricultura Familiar realizado pela Fibria, empresa brasileira líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT), no dia 03 de agosto, no município de Capão Bonito, no Estado de São Paulo.

O evento contou com a participação do Instituto BioSistêmico (IBS) que atende um grupo de produtores de leite integrantes do PDRT na região de Capão Bonito. O IBS apresentou suas metodologias de trabalho para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na pecuária leiteira, além das unidades Vaca Móvel e Rufião Móvel, utilizadas nas consultorias voltadas, respectivamente, para o manejo reprodutivo e para a qualidade do leite e sanidade animal.

A apresentação da peça Somos Todos José foi um dos momentos mais aguardados do evento.

A apresentação da peça Somos Todos José foi um dos momentos mais aguardados do evento.

A programação foi composta de palestras e minicursos sobre adubação verde, produção de pigmentos naturais e aproveitamento integral dos alimentos. Um dos momentos mais aguardados foi o da apresentação da peça teatral “Somos Todos José”, uma iniciativa do IBS que tem como objetivo valorizar o agricultor e sua família, além de provocar reflexões sobre temas atuais e fundamentais que promovem a construção de um mundo melhor como a sustentabilidade, senso coletivo, questões de gênero, meio ambiente e a vida no campo. Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa!

“As parcerias que mantemos com as comunidades vizinhas têm tido um resultado positivo e comprovamos isso por meio da melhoria na renda dos agricultores familiares e na qualidade dos serviços prestados por eles. O emprego da tecnologia dessas unidades do IBS vem somar para o fomento da pecuária e o fortalecimento das associações que participam do PDRT”, diz o consultor de sustentabilidade da Fibria, Israel Batista.

Sobre o PDRT

O PDRT, realizado desde 2010, promove o desenvolvimento local, por meio do fortalecimento das associações comunitárias e de suas redes, com apoio às cadeias produtivas e capacitação técnica das famílias de pequenos agricultores. No total, 300 famílias, de sete comunidades, são beneficiadas pelas ações do PDRT na região de Capão Bonito.

Tópicos: , ,

Voltar ao topo