Notícias

IBS participa de Oficina Estadual de Concertação em prol da Agricultura Familiar

oficinaEntre os dias 13 e 15 de dezembro, foi realizada a Oficina Estadual de Concertação – Ações Integradas pela Transição Agroecológica da Agricultura Familiar Paulista, no Hotel Plaza Obeid em Bauru-SP. O Instituto BioSistêmico participou de toda organização e preparação metológica dessa oficina que integra o Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade da Agricultura Familiar.

O evento teve como objetivo promover a identificação de demandas da agricultura familiar e sinalizar alternativas para a sustentabilidade da inserção socioprodutiva desse segmento. A metodologia de concertação permite compartilhar experiências na construção de conhecimentos que integrem os saberes dos agricultores familiares, juntamente com as contribuições das instituições de ensino, pesquisa, extensão rural e da sociedade civil.

“Nossa contribuição sempre é bem-vinda nestes espaços pelo olhar sistêmico e realista dos trabalhos de extensão rural. Temos um papel preponderante no cenário da agricultura familiar paulista pelo trabalho desenvovido com milhares de famílias de agricultores. Contribuímos para as reflexões acerca do tema e ressaltamos que vivemos um momento crucial na agricultura familiar com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, destacou o gestor de projetos de ATER do IBS, Edivar Lavratti, que representou o Instituto BioSistêmico no evento.

Lavratti também destacou a participação de vários agricultores e extensionistas como fundamentais na realização do evento, além do papel da EMBRAPA Meio Ambiente como instituição catalisadora dessa ação. “Encerramos o evento com muitas propostas integradoras de diversas partes do Estado de São Paulo com o objetivo principal de fomentar a agricultura familiar”, complementou o gestor do IBS.

Voltar ao topo