Notícias

IBS participa de capacitação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar

renata maranhãoRepresentando o Instituto Biosistêmico (IBS), a colaboradora Larissa Sapiensa participou da formação das equipes pedagógicas do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), em Brasília. Esse programa é desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a “Formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar”. Foram três dias seguidos de curso presencial, entre 12 e 14 de Abril, com foco na Educação Ambiental como fator de transformação social.

“Essa capacitação teve como objetivo a formação de agentes populares capazes de identificar e refletir de forma crítica as questões socioambientais em seus territórios. Para isso, 56 tutores foram selecionados por meio da chamada pública e irão desenvolver o curso em formato semi-presencial para 2,4 mil alunos, a partir do dia 25 de abril”, explicou Larissa.

Na abertura da capacitação, a diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, destacou que “as pessoas que vivem no campo devem ser empoderadas, para que possam trabalhar com a transição agroecológica e produzir de forma diferente, com segurança e qualidade alimentar, diminuindo o êxodo rural”. Para ela, entre os objetivos do PEAAF está a regularização ambiental e a transição agroecológica.

Durante a capacitação, o professor da Universidade de Brasília, Philippe Layrargues, fez uma palestra sobre educação ambiental, seguida de debate com os participantes. “Proteger a natureza é proteger a vida, a biodiversidade, mas também a existência dos povos e comunidades”, destacou Philippe.  Ele acrescentou que o desafio é ser um educador que não seja apenas difusor ou enunciador, mas provocador de debates, reflexões para um novo cenário.

Histórico

Em Dezembro de 2015 foi apresentada proposta de formação de turma a ser trabalhada pela equipe do IBS dentro do PEAAF.  Foram cadastrados 45 agricultores familiares interessados do Assentamento Bela Vista do Chibarro, do município de Araraquara – SP. Eles farão parte do curso durante os próximos cinco meses a partir do AVA, por meio de atividades presenciais como dias de campo, cursos e reuniões que serão desenvolvidas durante esse período.

Voltar ao topo