Notícias

IBS participa das conferências estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural

Delegados do IBS presentes na Ceater do Estado de São Paulo.

Delegados do IBS presentes na Ceater do Estado de São Paulo.

Entre os dias 11 e 13 de abril, mais de 200 representantes da sociedade civil e do poder público participaram da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Ceater) realizada no Hotel Obeid, em Bauru-SP. Durante os últimos meses, em todos os Estados, foram realizadas as conferências municipais e territoriais, nas quais são recolhidas as propostas de melhoria das ações de ATER, respeitando as especificidades locais.

Na etapa estadual da Ceater em São Paulo, o Instituto BioSistêmico participou com 15 delegados que representaram diferentes regiões do Estado. Nesta ocasião, os delegados do IBS, Juliana Roldão e Henri Alexandrino de Souza foram eleitos para participar da etapa nacional que será realizada de 31 de maio a 3 de junho, em Brasília-DF.

Durante a Conferência Estadual de ATER do Paraná realizada em Curitiba-PR, entre os dias 4 e 6 de abril, o IBS foi representado pela gestora de projetos de ATER, Thais Lima, que participou como delegada e também foi escolhida para participar da etapa nacional. Dentro da programação de palestras, Thais apresentou o trabalho “Oficinas de Saúde, Sexualidade e Gênero – mulheres que constroem um Paraná sustentável”, uma iniciativa desenvolvida pelo IBS na região Noroeste do Paraná durante o contrato de ATER em parceria com o Incra -PR.

Além das conferências dos Estados de São Paulo e Paraná, o IBS participou como convidado na Conferência Estadual de ATER de Minas Gerais realizada entre os dias 13 e 15 de abril em Caeté, município da região metropolitana de Belo Horizonte-MG. O convite partiu da comissão organizadora, coordenada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – CEDRAF/MG e pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais – DFDA-MG.

Papel do IBS na Ceater
Na Ceater do Paraná, Thais Lima apresentou o trabalho “Oficinas de Saúde, Sexualidade e Gênero - mulheres que constroem um Paraná sustentável”.

Na Ceater do Paraná, Thais Lima apresentou o trabalho “Oficinas de Saúde, Sexualidade e Gênero – mulheres que constroem um Paraná sustentável”.

De acordo com o economista e colaborador do IBS, Sidnei Niederle, a participação do IBS nas conferências primou pelo debate qualificado de ideias, buscando a consolidação do sistema nacional de ATER, o aprimoramento dos serviços prestados aos agricultores familiares e a construção coletiva por alternativas sustentáveis de desenvolvimento rural.

“A equipe do IBS se empenhou desde as etapas territoriais e intermunicipais para garantir a realização das conferências, compondo as comissões locais de organização e com dois membros na comissão organizadora estadual. Chegou à etapa estadual com um importante acúmulo na reflexão sobre a ATER”, destacou Niederle.

Segundo explica o gerente de projetos de ATER do IBS, Edivar Lavratti, as conferências são um balizador importante para as políticas públicas de ATER no Brasil. Ele afirma que participação de delegados do IBS nesse processo é fruto do reconhecimento do trabalho realizado nos contratos de ATER nos estados do PR e SP.

“Esses delegados são escolhidos pelos agricultores e técnicos. Nossa contribuição nestes espaços é fundamental, pois podemos apresentar nossas experiências e metodologias, participando com muita propriedade dos debates e definições. O papel de nossos delegados é de representar os anseios da comunidade que eles atendem em conformidade com o olhar sistêmico de sustentabilidade e desenvolvimento do IBS”, complementou Lavratti.

Voltar ao topo