Notícias

IBS participa da histórica Assembleia de Fundação do Instituto Brasil Orgânico em São Paulo

edfe9164-d7b2-4255-b1bc-0a3b19405103

O movimento orgânico no Brasil tem se fortalecido nos últimos anos, conquistando cada vez mais espaço. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número de produtores orgânicos cadastrados nesta instituição triplicou nos últimos sete anos, com um crescimento de 308% de 2010 a 2018, passando de 5.406 para 22.064 neste período. O Setor deu um passo histórico no último dia 03 de outubro com a realização da Assembleia de Fundação do Instituto Brasil Orgânico, no Parque da Água Branca, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Na ocasião, o Instituto BioSistêmico (IBS) marcou presença representado pelos diretores Ricardo Cerveira e Priscila Terrazzan Callegari. Para eles, foi muito gratificante participar deste marco na história do movimento orgânico do Brasil, com a consolidação de um órgão que tem como objetivo atuar na defesa, expansão e desenvolvimento da produção orgânica no país, envolvendo todo os elos da cadeia, desde o produtor ao consumidor.

A entidade promoverá ações destinadas a informar produtores, consumidores, profissionais da área de saúde, professores e estudantes, entre outros, sobre a importância da alimentação saudável para a população e para a sustentabilidade do planeta. Com sede em Brasília, o instituto também incentivará e promoverá o desenvolvimento de tecnologias apropriadas à produção orgânica e de base agroecológica, em todos os segmentos que integram suas cadeias produtivas, além de buscar o aperfeiçoamento e a inovação das diferentes formas de comercialização, reforçando os princípios de comércio justo.

“É a primeira instituição nascida para representar o movimento orgânico como um todo, integrada com os agentes de política pública. Além disso, é um instituto bastante abrangente e inclusivo, com representatividade nas cinco regiões do país”, destaca Ricardo Cerveira, que é coordenador da CPOrg SP – Comissão da Produção Orgânica de São Paulo, além de representar o IBS no Conselho Fiscal do recém-fundado Instituto Brasil Orgânico.

Entre os membros da comissão organizadora da entidade, estão os engenheiros agrônomos Rogério Dias, ex-coordenador de agricultura orgânica do Ministério da Agricultura; José Pedro Santiago, fundador e primeiro presidente da AAO (Associação de Agricultura Orgânica); e Marcelo Laurino, secretário executivo da CPOrg (Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo).

Homenagem

A escolha do dia 3 de outubro não foi por acaso para a realização da assembleia que homenageou a precursora da agroecologia no Brasil, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que completou 99 anos nesta data e foi representada na ocasião por sua filha, Carin Primavesi. Considerada autoridade no assunto, Ana comprovou ao mundo a importância fundamental de preservar o solo, que deve ser fértil, biodiverso e saudável para garantir plantas vigorosas e nutritivas, o que reflete na vida dos seres humanos e dos animais.

A história de quase um século de Ana Maria Primavesi pode ser conferida no site totalmente dedicado a ela, que foi lançado também no dia 03 de outubro e apresentado para os mais de 200 participantes da Assembleia de Fundação do Instituto Brasil Orgânico. Para acessar o site, clique aqui!

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo