Notícias

IBS participa da Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (AGRIFAM)

Foto: SC

O cerimonial de abertura contou com a presença de autoridades, Secretária Estadual da Agricultura, Mônica Bergamaski, produtores, representantes da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Superintende do INCRA, Wellington Monteiro Diniz. Segundo Braz Albertini, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora do evento é preciso mais verbas para a ATER no Estado (Assistência Técnica e Extensão Rural). “Políticas de financiamento da produção já temos, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal), agora, precisamos modernizar o produtor para enfrentar os custos de produção”, afirmou. As necessidades de ampliação das políticas de ATER foram apontadas na maioria dos pronunciamentos. “Para o IBS, uma empresa que realiza ATER, esse reconhecimento (das políticas de ATER) é muito importante”, afirma Edivar Lavrati, representante do IBS. Mais de 28 mil visitantes estiveram no recinto da AGRIFAM em Lençóis Paulistas-SP com movimentação de cerca de R$ 17 milhões. Na foto, o Superintende do INCRA conversa com o Presidente da FETAESP.

Foto: Douglas Mansur

O Instituto BioSistêmico esteve presente na AGRIFAM 2012 com algumas das principais tecnologias para a agricultura familiar, como os projetos Agromóvel e Vaca Móvel. Apresentou também o programa Biodiesel, em parceria com a Cargill, assistência técnica para a produção de biodiesel a partir da cultura da soja. Nas fotos, nos estande da feira, Ricardo Cerveira e Priscila Terrazan do IBS com Günther Voigtlander e Elcio de Angelis, da Cargill. Os técnicos do IBS Marina Grand e Alexandre Marinho atendem visitantes.

Estandes do IBS na AGRIFAM

Os assentamentos do INCRA, Zumbi dos Palmares e Horto Aimorés da região de Bauru-SP atendidos pelo IBS, levaram alimentos que produzem (legumes e verduras) para a banca dos assentados, montada na tenda do Agromóvel, o que chamou muito a atenção dos visitantes da AGRIFAM. Na foto, visitantes com o agrônomo do IBS, Wagner Suzuki.

Superintendente do INCRA visita estande IBS

Foto: SC

O Superintendente do INCRA em visita à feira e ao estande do Agromóvel ressaltou a importância do espaço como demonstrativo desse tipo de produção familiar. “Qual é a fala do assentado quando vê vocês chegarem (com a tecnologia do IBS) nos assentamentos?”, perguntou o Superintendente do INCRA, Wellington Diniz aos técnicos do IBS. O diretor do IBS, Ricardo Cerveira explicou que as novas tecnologias existentes no mercado são incorporadas pelo IBS, seja para atender quem está na agropecuária convencional como também quem está na produção orgânica. Na foto, o Superintende do INCRA ouve explicações dos técnicos do IBS.

Trocas de saberes em ATER

Foto: SC

Oportunidades foram geradas na AGRIFAM, colaborando com a troca de conhecimentos entre os expositores. Os técnicos do IBS mantiveram contatos com uma das principais atrações da feira, o programa de Tecnologia Social PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), coordenado pelo engenheiro agrônomo senegalês Aly Diaye. Há vinte anos no Brasil, Aly desenvolveu um sistema composto por horta plantada em canteiros circulares, um galinheiro redondo localizado no centro e uma área do entorno integrada, com cultivos perenes, todos mantidos por irrigação em gotejamento. O PAIS já está implantado em 10 mil unidades no país e agora segue para a África. É considerada uma das mais bem sucedidas tecnologias sociais do mundo. “O negócio não é verticalizar a produção em larga escala, é produzir mais em unidades de pequenos produtores, em sistemas agroflorestais”, afirmou o agrônomo senagalês, que não patenteou o modelo, justamente para ser replicado.

Foto: Douglas Mansur

Os técnicos do IBS, que em oportunidade anterior foram capacitados pelo programa PAIS, afirmam que o programa pode ser introduzido como ponte entre a agropecuária convencional e a agroecológica. “Podemos iniciar o PAIS aos poucos, inclusive em projetos que utilizam o modelo convencional, comprovando sua eficiência”, afirmou Ricardo Cerveira, agrônomo e diretor do IBS. “É como Aly explica, o PAIS é uma semente e não um fim em si”, conclui a agrônoma e diretora do IBS, Priscila Terrazan.

IBS prepara técnicos para acompanhar Certificação  Orgânica

Os diretores do IBS também se reuniram com o coordenador do SEBRAE na região de Ourinhos-SP Eduardo Viana e ouviram depoimentos de donos de agroindústrias familiares de sucesso, como a Aguardente Tiquara, de Arealva-SP. O IBS também se reuniu com o representante do Ministério da Agricultura, Marcelo Laurino, e com o Superintendente do INCRA, Wellington Monteiro Diniz. Os assentados do INCRA que produzem alimentos orgânicos, podem contar com os técnicos do IBS para o processo de Declaração de Cadastro de Produtor Vinculado a Organização de Controle Social – OCS junto ao Ministério da Agricultura.

Com o documento OCS, os produtos adquirem garantias para a comercialização, sem a necessidade de intermediários para a certificação dos produtos. Assentamentos como os da região de Apiaí-SP e Sorocaba começam o credenciando. A assentada Andreia de Menezes esteve no estande do Ministério da Agricultura durante a AGRIFAM (foto) e se interessou pela certificação OCS. No assentamento Loiva Lurdes, Andreia produz hortaliças e mantém uma produção leiteira com 16 cabeças de gado.”Vou propôr organizar essa ação com nossa associação e o Ministério”, explica.

Foto: SC

O representante do Ministério na AGRIFAM, Marcelo Laurino, afirmou que está sendo definido os mecanismos de inspeções das produções e que o diálogo com os pequenos produtores permanece, mesmo após o processo OCS. Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos, cujo manejo diferenciado proteja o consumidor, o ambiente e o trabalhador rural. Mais informações na próxima edição do Notícias ATER que teve a primeira edição distribuída durante a AGRIFAM.

https://www.youtube.com/watch?v=AQ2gp_xPIJQ?rel=0

Voltar ao topo