Notícias

IBS participa da entrega oficial do café da COOPFAM em Brasília

Representantes da COOPFAM apresentaram o café durante o evento.

Representantes da COOPFAM apresentaram o café durante o evento em Brasília.

Representantes do IBS participaram do evento Café com Prosa, realizado no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília, no dia 6 de fevereiro, prestigiando a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo – MG e Região (COOPFAM). Na ocasião, foi feita a entrega oficial do café orgânico produzido pela COOPFAM, adquirido através de chamada pública que atenderá à demanda de consumo do produto no edifício sede do MDS.

A COOPFAM é atendida pelo IBS no programa Mais Gestão que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Por orientação do IBS, a cooperativa participou da chamada pública para a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na qual foi estabelecido o fornecimento de 680 quilos de café para o MDS.

Durante a apresentação em Brasília, que teve como objetivo divulgar a chamada pública e o produto adquirido aos demais órgãos da administração pública, foi realizada a degustação do café. Na oportunidade, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, destacou que a expectativa é que a iniciativa do MDS seja tomada como exemplo por outras instituições. “Agora temos um conhecimento acumulado e vamos dividir com os demais ministérios e órgãos públicos para que eles também comprem da agricultura familiar”, afirmou.

Repercussão

De acordo com o presidente da COOPFAM, Clemilson José Pereira, a participação nessa chamada pública foi uma decisão estratégica que já tem repercutido em contatos de empresas e instituições interessadas em adquirir o café. “Dentre os contatos, recebemos uma ligação da Prefeitura de Belo Horizonte – MG e já estamos agendando uma reunião, pois eles estão interessados em saber como funciona esse tipo de compra institucional”, relatou.

O presidente da cooperativa afirmou que o papel do IBS foi decisivo para a participação da cooperativa na chamada pública. “Muito antes de nos orientarem a participar dessa chamada por identificarem que seria estratégico para a divulgação do nosso produto, os consultores do IBS nos ajudaram a enxergar a cooperativa como um grande empresa. Com o trabalho desenvolvido por eles desde 2013, passamos a nos organizar melhor e a nos posicionar de maneira cada vez mais profissionalizada no mercado”, destacou.

Voltar ao topo