Notícias

IBS marca presença em leilões, seminário e apresenta tecnologias na Festa do Boi

festa do boi 8Durante a 54ª Festa do Boi realizada em outubro em Parnamirim-RN, o Instituto BioSistêmico (IBS) marcou presença nos leilões, na programação de seminários e atraiu centenas de visitantes para o espaço organizado no evento, onde, além de apresentar as tecnologias e soluções de fomento à pecuária, mostrou os resultados dos projetos Gene Leite, Gene Corte e CRIATF.

O IBS também montou uma área demonstrativa do Sistema Integração Pecuária – Floresta ou Silvipastoril que teve como objetivo levar o produtor rural a observar e entender o sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio. Essa área foi dividida em duas para representar o litoral e o sertão com as respectivas condições de clima, solo e outros aspectos.festa do boi 14

“As espécies florestais plantadas foram escolhidas em função da melhor adaptação em cada região”, explicou o consultor do IBS Dario Medeiros, responsável pelo espaço. Ele destacou que o IBS também apresentou a unidade demonstrativa de cultivo de palma adensada – em consórcio com o espinheiro (leguminosa) – adaptada a regiões com déficit hídrico elevado e que é bastante consumida por caprinos e ovinos na região Nordeste.

Na programação do seminário Fogo e Carne que contou com oficinas e palestras voltadas para o mercado da carne, uma das apresentações foi realizada pelo diretor de Pecuária do Instituto BioSistêmico, Daniel Delefine, com o tema “Raças, genéticas e alimentação: o que cada um reflete no produto final”.

Além do 3º Leilão do Nuleite realizado no dia 08/10, o IBS patrocinou o 2º Leilão Pérolas do Nordeste realizado no dia 14/12, no qual foram ofertados 40 lotes de vacas, novilhas, bezerras, machos reprodutores e embriões. Com resultado de cerca de R$ 800 mil negociados, o Pérolas do Nordeste levou 4 raças para as negociações: guzerá, gir, girolando e holandês.

festa do boi 3De acordo com pecuarista Juliano Montenegro de Natal-RN, que integrou o grupo de produtores que promoveram o Leilão Pérolas do Nordeste, a concretização do comércio de genética pelo grupo é a realização de um sonho que foi estimulado a partir do projeto Leite e Genética do Sebrae/RN com execução do IBS. Nesse projeto, produtores potiguares tiveram acesso facilitado à tecnologia de fertilização in vitro (FIV) para promoverem o melhoramento genético dos rebanhos.

Juliano destacou que os cinco produtores que se integraram para realizar o leilão são atendidos no projeto Leite e Genética. Além disso, ele afirmou que a abertura do IBSgen em Natal encurtou as distâncias para o acesso à FIV, o que colabora para acelerar o melhoramento genético em curso dos rebanhos do RN e de toda a região Norte e Nordeste.

Voltar ao topo