Notícias

IBS irá executar o Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil no MS

O Instituto BioSistêmico (IBS) irá executar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil, no município de Itaquiraí, no Mato Grosso do Sul. Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e implementado através de chamada pública pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), o programa tem como objetivo transformar a assistência técnica convencional para atender às novas exigências da sociedade brasileira e do público de famílias assentadas.

O IBS foi selecionado para atender o lote 5 -Município de Itaquirai, por meio de Edital de Chamada Pública fruto do contrato de gestão firmado entre a ANATER e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“A chamada pública visa acelerar o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária por intermédio da inserção produtiva em cadeias de valor que garantam a sustentabilidade econômica e ambiental, bem como a estabilidade social das famílias assentadas com vistas a sua inserção em mercados e posterior emancipação”, explica o coordenador do programa pelo IBS, Claudio Pinheiro, após a capacitação oferecida pela ANATER.

O Produzir Brasil destina-se famílias assentadas da Reforma Agrária, tituladas ou em processo de titulação, na região centro-oeste do Brasil. O lote 5, que o IBS atenderá, abrange três assentamentos de Itaquiraí: o Lua Branca, o Caburey e o Tamakavi, totalizando 371 famílias.

A equipe do IBS é composta por profissionais com formação multidisciplinar, que passaram pela capacitação de 40h oferecida pela ANATER sobre o programa. Os profissionais envolvidos já se reuniram virtualmente para alguns alinhamentos metodológicos, enquanto aguardam autorização da ANATER para o início dos trabalhos, que devem iniciar no mês de março.

“Esperamos contribuir para o desenvolvimento da produção e acesso ao mercado, de forma a gerar sustentabilidade para as famílias estarem preparadas para a titulação”, destaca Claudio Pinheiro.

Para a execução da chamada pública, o IBS contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Itaquiraí e outros atores locais que contribuem para o desenvolvimento das famílias assentadas.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo