Notícias

IBS inicia atendimentos de ATES/ ATER em parceria com o Incra no Estado de São Paulo

img_2955

Durante o mês de abril, foram realizadas capacitações das equipes técnicas do Instituto BioSistêmico (IBS) para início dos trabalhos de um novo projeto executado para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado de São Paulo, resultante da Chamada Pública 001/2017. Nesse projeto, o IBS presta serviço de assistência técnica e extensão social (ATER/ATES) a mais de 3 mil famílias de beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrárias, sendo 1.220 famílias no lote 7 – Araraquara, Ribeirão Preto e região; 1.358 famílias no lote 8 – Bauru, Iaras e região; e 433 famílias no lote 10 – Sorocaba, Vale do Ribeira e região.

Os beneficiários são famílias atendidas pela PNRA – Programa Nacional de Reforma Agrária, com objetivo de promover a viabilidade econômica, segurança alimentar e nutricional, a sustentabilidade socioambiental e a promoção da igualdade nas relações de gênero, geração, raça e etnia nas áreas de assentamento. Para atendimento aos beneficiários, atuarão mais de 40 profissionais formando uma equipe multidisciplinar, composta por técnicos de áreas agrárias e sociais, agrônomos, veterinários, assistentes sociais, dentre outros.

Após a capacitação das equipes, já foram iniciados os atendimentos nos três lotes do contrato. “Nos primeiros atendimentos são realizadas oficinas nos assentamentos, onde são levantadas as demandas e elaborado um plano de ação com atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano, finalizando esta etapa com a oficina do núcleo de apoio, com a presença de representantes dos assentamentos”, explicou Claudio Pinheiro, preposto do IBS.

Segundo ele, os próximos atendimentos abarcarão as diversas realidades dos assentamentos, envolvendo atendimentos produtivos, sociais, ambientais, econômicos, de organização social, agroecologia, infraestrutura, crédito, e outras que compõem as 122 atividades disponíveis, atingindo mais de 16 mil atendimentos ao longo do ano.

“Após um ano sem assistência técnica, os beneficiários da reforma agrária passam a contar com o apoio de uma equipe técnica para o desenvolvimento de suas atividades produtivas, apoio social e desenvolvimento ambiental em seus lotes. Pautado principalmente em atividades de cunho coletivo, fomento à organização social, acesso a mercado e projetos de crédito, além dos benefícios sociais assegurados em lei, as famílias contam agora com um parceiro para enfrentar novos desafios em seus lotes”, acrescentou Claudio Pinheiro.

Voltar ao topo