Notícias

IBS executa ATER no Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária da ANATER em SP

whatsapp-image-2019-03-21-at-11-53-55-1

Mobilização e promoção da agricultura familiar sustentável. Esse é o objetivo do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF), que vem sendo executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) desde fevereiro deste ano, por meio da Chamada Pública Nº 008/2018 da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER). Nesta chamada, o IBS é responsável pela execução da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), abrangendo 24 municípios do Estado de São Paulo, compreendidos no Lote 5 SP1, com 400 famílias beneficiárias.

“Nos municípios trabalhados, a economia é tipicamente rural com a predominância da agricultura familiar, o que possivelmente ainda mantém uma base que contribui para a produção de alimentos e para a geração de renda no campo”, destaca Juliana Soares Trettel, que atua na coordenação da execução do PCRF pelo IBS.

Para a seleção das famílias, o IBS realizou reuniões de mobilização e socialização com os representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS´s), produtores e poder público. Nestas reuniões, a equipe do IBS apresentou o projeto, explicando a metodologia utilizada, esclarecendo dúvidas e selecionando as famílias que serão atendidas. As famílias selecionadas devem, preferencialmente, ser beneficiárias do PCRF e demonstrar potencial interesse de participação após a apresentação dos objetivos do projeto. A unidade familiar de produção (UFPA´s) deve possuir DAP, à qual pode ser representada por qualquer um de seus integrantes, desde que portador de CPF, maior, capaz e que seja identificado.

Após a seleção das famílias, é feito um diagnóstico de cada UFPA para nortear a equipe técnica no planejamento das ações a serem desenvolvidas no atendimento de ATER em cada unidade. A partir deste mês, estão previstos os primeiros atendimentos de ATER às famílias. Para realização de todo o trabalho, desde o diagnóstico até o atendimento, a equipe do IBS é integrada por profissionais de diferentes formações: Engenheiro Agrônomo; Advogados; Engenheiro Civil; Engenheiro Florestal; Médico Veterinário; Administrador; Técnico de Informática; Técnico Agrícola e Geógrafo.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo