Notícias

IBS e Sebrae SP realizam 1ª Reunião da Qualidade do Leite em Votuporanga-SP

fb7df478-9bfc-46a6-8a66-56c766bdfa7a

Uma oportunidade de conhecimento para melhor compreender as novas exigências do MAPA para o fornecimento de leite no País, além de ser um momento para identificação de novas perspectivas de negócio na pecuária leiteira. Assim foi a 1ª Reunião da Qualidade do Leite realizada pelo Sebrae SP em parceria com o Instituto BioSistêmico (IBS), no dia 29/08, no escritório regional do SEBRAE em Votuporanga-SP.

Participaram representantes do IBS/CheckMilk, Sebrae, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de representantes de laticínios e cooperativas de produtores de leite da região de Votuporanga. Os auditores fiscais do MAPA apresentaram as novas instruções normativas IN 76 e IN 77 e esclareceram dúvidas sobres os pontos importantes das novas condutas a serem adotadas. Foi realizado um debate sobre as oportunidades do Programa Mais Leite Saudável, além de apresentado o Programa Sebrae Gestão de Propriedades Leiteiras.

O IBS apresentou a plataforma digital CheckMilk, como alternativa para o Plano de Qualificação dos Fornecedores de Leite. “Os representantes dos laticínios e do MAPA elogiaram nossa plataforma e enalteceram seu valor como ferramenta de gestão de boas práticas e ações a campo”, relatou o coordenador técnico do CheckMilk, Matheus Henrique Silva. Ele acrescentou que a reunião foi importante para sanar e nivelar as interpretações sobre as novas IN 76 e IN 77.

“Para Matheus Henrique, o cumprimento das novas instruções normativas do MAPA é um importante passo para a melhoria na qualidade do leite produzido no Brasil. “Assim que conseguirmos colocar em prática os Planos de Qualificação dos Fornecedores de Leite propostos na nova normativa, daremos início à melhoria progressiva na qualidade e atingiremos os parâmetros (CCS e CPP) já adotados pela União Europeia e Estados Unidos, facilitando o comércio do leite produzido no Brasil e ampliando nosso mercado externo”, destacou.

Sobre o CheckMilk

Lançado pelo IBS, o CheckMilk é uma plataforma digital voltada para a qualificação e desenvolvimento de fornecedores de leite que busca elevar a qualidade, a produtividade, a rentabilidade e a sustentabilidade na produção leiteira.

Uma das peças chave do CheckMilk é o checklist digital para levantamento de informações dos fornecedores de leite, com questionário composto de 160 itens para verificação das condições das propriedades. Esse questionário é estruturado de acordo com os critérios contidos nas IN Nº 77/2018 e com o Guia de Boas Práticas na Pecuária de Leite, publicado pela FAO em 2013.

A partir das informações captadas no questionário, é gerado um relatório com apontamento dos resultados do checklist e indicação do grau de conformidade de cada item avaliado, estruturados nos seguintes tópicos: Saúde Animal, Nutrição, Higiene da Ordenha, Bem-Estar-Animal, Meio Ambiente e Gestão Socioeconômica.

Para orientação técnica, o CheckMilk disponibiliza um canal de atendimento e suporte técnico remoto para orientações de solução dos itens em não conformidade do produtor. Os atendimentos são realizados por equipe de profissionais das ciências agrárias com experiência em consultoria de boas práticas na pecuária leiteira.

Para mais informações sobre o CheckMilk, ligue: (19) 98163-1010

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo