Notícias

IBS e Sebrae promovem o Projeto Leite e Genética na Festa do Boi 2019

9ac83c8f-3662-4eef-8190-c52aa2742df8

Como já é tradição, o Instituto BioSistêmico (IBS) participou da Festa do Boi 2019, realizada entre os dias 12 e 19 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN. Juntamente com o Sebrae RN, o IBS apresentou os resultados do Projeto Leite e Genética, a nova unidade do Vaca Móvel, além de fazer demonstrações de exame de ultrassom Inseminação Artificial por Tempo Fixo em bovinos (IATF), ferramentas estratégicas para promover o melhoramento genético dos rebanhos.

A novidade apresentada este ano foi a CheckMilk, plataforma digital do IBS para dar suporte no plano de qualificação dos fornecedores de leite. A CheckMilk foi uma das 15 startups apresentadas na Fazenda Digital do Sebrae RN durante a Festa do Boi 2019. No espaço da Fazenda Digital, foram apresentadas as novidades do mercado para facilitar a vida do produtor e aumentar a competitividade das propriedades.

Na tarde do dia 16/10, o IBS participou do debate sobre pecuária realizado no Espaço Sebrae Terroir. Na ocasião, o coordenador do IBS na região Nordeste, o médico veterinário Luiz Sartori, falou sobre a contribuição do Projeto Leite e Genética para o desenvolvimento da pecuária no Rio Grande do Norte. Ele apresentou os resultados alcançados nos sete anos de execução do projeto desenvolvido pelo Sebrae RN com execução do IBS. Também no dia 16/10, a partir das 16h, foi realizado o VI Leilão Nuleite. Entre os 45 lotes, foram ofertados animais de alta qualidade genética oriundos do Projeto Leite e Genética.

Um dos pontos altos da participação do IBS e do Sebrae na Festa do Boi foi o já tradicional Empório dos Animais. Neste espaço, foram apresentados exemplares de alto padrão genético, oriundos do CRIATF e Gene Leite, projetos de melhoramento genético que utilizam IATF e FIV realizados nas propriedades atendidas pelo Leite e Genética no Rio Grande do Norte.

“O empório dos animais chamou a atenção do público pela qualidade dos bovinos apresentados, atraindo o interesse de produtores de outros Estados como Ceará, Paraíba e Pernambuco para o Projeto Leite e Genética. O Rio Grande do Norte, hoje, serve como referência no quesito qualidade genética e mantém suas bases sólidas nesse projeto muito bem estruturado pelo Sebrae RN e executado pelo IBS”, destacou Luiz Sartori.

Durante a Festa do Boi, o Projeto Leite e Genética recebeu novas adesões e segue com as inscrições abertas. Os produtores interessados em aderir ao projeto podem entrar em contato com Luiz Sartori, no telefone:  84 99603-4337

 

Tópicos: , , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo