Notícias

IBS continua com orientação remota aos ACR do Projeto Bahia Produtiva

Sidnei Niederle, coordenador pedagógico pelo IBS no projeto, durante conversa remota com os ACR.

Sidnei Niederle, coordenador pedagógico pelo IBS no projeto, durante reunião remota com a equipe de ATER

Neste período de isolamento e distanciamento social em função da pandemia de Covid-19, a equipe de ATER do Instituto BioSistêmico (IBS) tem continuado os diálogos para orientação e suporte aos Agentes Comunitários Rurais (ACR) do projeto Bahia Produtiva, por meio de contatos via telefone e aplicativos que permitem a conversa por voz e vídeo, além das mensagens de texto. São alternativas para o momento atual, de suspensão temporária dos atendimentos presenciais por causa da Covid-19.

Conforme explica Sidnei Niederle, que atua como coordenador pedagógico pelo IBS no projeto, a equipe de ATER vem reforçando as informações distribuídas por comunicados formais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do Governo do Estado da Bahia, sanando dúvidas e orientando procedimentos diversos aos ACR das comunidades atendidas pelo IBS no Bahia Produtiva.

“Em nossas conversas, temos destacado que o ACR desempenha um papel fundamental nas comunidades. Além dos trabalhos previstos no Termo de Referência que o orienta os trabalhos, é competência de um ACR, dentre outras responsabilidades, informar os beneficiários sobre políticas públicas; pensar ou propor soluções para desafios da produção, da comercialização e outros desafios técnicos e sociais; bem como continuar a fazer a ponte entre outros atores institucionais e as famílias beneficiárias”, relata Niederle.

A engenheira agrônoma Suzane Nascimento durante orientação remota aos ACR

A engenheira agrônoma Suzane Nascimento durante orientação remota aos ACR

Nas comunidades em que os investimentos estão sendo implementados, os trabalhos continuam com cuidados redobrados. É o caso do Assentamento Nova Esperança, em São Félix do Coribe, onde a comunidade se organizou em pequenas equipes para instalar o sistema de irrigação. Os beneficiários envolvidos mantêm o distanciamento de pelo menos 2 metros entre eles. Além disso, as ferramentas não são compartilhadas e são higienizadas ao final do trabalho.

“Os ACR têm mantido diálogo permanente com os Assistentes Territoriais da CAR nos Territórios da Bacia do Rio Corrente e Velho Chico. Estamos ainda orientando que os jovens aproveitem este momento para estudar e se atualizar. Para tanto, temos disponibilizado informações de interesse para cada caso, eminentemente as informações técnicas, que poderão contribuir para qualificar a atividade de ATER no futuro próximo”, destaca Sidnei Niederle.

Com o encaminhamento do aditivo emergencial da CAR para ampliar o atendimento remoto, haverá envolvimento de toda a equipe, ampliando o acompanhamento aos empreendimentos, intensificando os contatos e a elaboração e envio de documentos que contribuam com as comunidades neste momento de enfrentamento à pandemia. Os atendimentos serão realizados nos meses de maio e junho, na expectativa de que os atendimentos presenciais possam ser retomados ao final.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo