Neste período de isolamento e distanciamento social em função da pandemia de Covid-19, a equipe de ATER do Instituto BioSistêmico (IBS) tem continuado os diálogos para orientação e suporte aos Agentes Comunitários Rurais (ACR) do projeto Bahia Produtiva, por meio de contatos via telefone e aplicativos que permitem a conversa por voz e vídeo, além das mensagens de texto. São alternativas para o momento atual, de suspensão temporária dos atendimentos presenciais por causa da Covid-19.
Conforme explica Sidnei Niederle, que atua como coordenador pedagógico pelo IBS no projeto, a equipe de ATER vem reforçando as informações distribuídas por comunicados formais da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) do Governo do Estado da Bahia, sanando dúvidas e orientando procedimentos diversos aos ACR das comunidades atendidas pelo IBS no Bahia Produtiva.
“Em nossas conversas, temos destacado que o ACR desempenha um papel fundamental nas comunidades. Além dos trabalhos previstos no Termo de Referência que o orienta os trabalhos, é competência de um ACR, dentre outras responsabilidades, informar os beneficiários sobre políticas públicas; pensar ou propor soluções para desafios da produção, da comercialização e outros desafios técnicos e sociais; bem como continuar a fazer a ponte entre outros atores institucionais e as famílias beneficiárias”, relata Niederle.
Nas comunidades em que os investimentos estão sendo implementados, os trabalhos continuam com cuidados redobrados. É o caso do Assentamento Nova Esperança, em São Félix do Coribe, onde a comunidade se organizou em pequenas equipes para instalar o sistema de irrigação. Os beneficiários envolvidos mantêm o distanciamento de pelo menos 2 metros entre eles. Além disso, as ferramentas não são compartilhadas e são higienizadas ao final do trabalho.
“Os ACR têm mantido diálogo permanente com os Assistentes Territoriais da CAR nos Territórios da Bacia do Rio Corrente e Velho Chico. Estamos ainda orientando que os jovens aproveitem este momento para estudar e se atualizar. Para tanto, temos disponibilizado informações de interesse para cada caso, eminentemente as informações técnicas, que poderão contribuir para qualificar a atividade de ATER no futuro próximo”, destaca Sidnei Niederle.
Com o encaminhamento do aditivo emergencial da CAR para ampliar o atendimento remoto, haverá envolvimento de toda a equipe, ampliando o acompanhamento aos empreendimentos, intensificando os contatos e a elaboração e envio de documentos que contribuam com as comunidades neste momento de enfrentamento à pandemia. Os atendimentos serão realizados nos meses de maio e junho, na expectativa de que os atendimentos presenciais possam ser retomados ao final.