Notícias

Manejo de ovinos: Técnicos do IBS participam de evento da ASPACO

IBS na ASPACO

IBS na ASPACO

O IBS em parceria com o SEBRAE/SP no Alto Tietê participou do “II Encontro da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Alto Tietê e Região (ASPACO)”. Mais de 60 produtores de ovinos da região de Mogi das Cruzes-SP debateram questões sobre “planejamento, produção e mercado de ovinos” incluindo palestra do consultor do IBS, o zootecnista Sérgio Saponga.

IBS com produtores incentivam a criação de ovinos e caprinos

O “II Encontro da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Alto Tietê e Região também contou com laboratórios móveis para demonstrações de técnicas para a cadeia de ovinos. “A apresentação chamou bastante a atenção dos produtores, nós agradecemos o convite do SEBRAE Alto Tiete e dos membros da ASCOCA”, diz a engenheira agrônoma do IBS, Priscila Terrazzan.

O Canal Rural de TV registrou o evento: O vídeo pode ser assistido pelo link:

O consultor do IBS Sérgio Saponga informa que na região de Mogi das Cruzes muitos pequenos produtores rurais investem na cadeia de ovinos, interessados no aprimoramento do manejo. O Sebrae/SP estima um número de aproximadamente cem criadores nesta região. Dados do IBGE 2011 mostram 17,6 milhões de cabeças de ovinos (ovelhas e carneiros) no Brasil, representando aumento de 1,6% em relação a 2010. Os principais estados produtores são ainda Rio Grande do Sul e Bahia. O país tem ainda 9,3 milhões de cabeças de caprinos (bodes, cabras em 2011) sendo os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí os maiores produtores. Apesar do número, dados da Associação Paulista de Criadores de Ovinos mostram que o Brasil importa carne de cordeiro. Mas com planejamento, biotecnologia específica para o setor e mais capacitação de mão de obra para ovinos e caprinos a produção e a qualidade da carne pode ampliar esse mercado. O evento da ASPACO teve o apoio da prefeitura de Mogi das Cruzes, do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, SENAR, SEBRAE/SP, Associação dos Agricultores de Cocuera e FATEC/SP.

IMG_3107 (1)IMG_3109IMG_3115IMG_3119IMG_3127IMG_3132

 

Voltar ao topo