Notícias

IBS chega ao Rio de Janeiro para atuar no projeto “Campos Produz Mais Leite”

Foto: César Ferreira

Foto: César Ferreira

Produtores rurais de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, estão com boas expectativas para o início das atividades do Instituto Biosistêmico (IBS) na área de pecuária leiteira. Através da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Secretaria da Agricultura do Município, o IBS irá atender produtores de diferentes comunidades rurais da região, no projeto “Campos Produz Mais Leite”.

Além de ser a primeira vez que o IBS atua no Estado do Rio de Janeiro, esse é o maior projeto desenvolvido em um único município. Para apresentar a metodologia de trabalho na produção leiteira, diretores e técnicos do Instituto Biosistêmico realizaram palestras em comunidades rurais de Campos dos Goytacazes, entre os dias 20 e 22 de agosto.

Durante as palestras, o Vaca Móvel foi apresentado aos produtores e foram explicadas as demais tecnologias que serão disponibilizadas por meio do projeto. O Rufião Móvel e o AgroMóvel também serão utilizados na consultoria prestada pelos técnicos do IBS. Através dessas tecnologias, os produtores terão acesso a informações importantes que permitirão a análise da saúde do rebanho, o monitoramento de todas as etapas da produção e a tomada de decisões estratégicas para cada propriedade.

O secretário da Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, ressaltou que os pecuaristas terão a chance de triplicar a produção de leite em suas propriedades, contando com o avançado aparato tecnológico e a orientação individualizada dos consultores do IBS. Nas apresentações, ficou claro que os ganhos serão muitos. Além do aumento da produtividade, os produtores terão condições de melhorar a qualidade do leite, o que também reflete positivamente na renda das famílias.

A expectativa é que os trabalhos sejam iniciados durante este ano. Serão beneficiados produtores das comunidades rurais de Morangaba, Dores de Macabu, Santa Maria, Morro do Coco, Carvão, Venda Nova, Carrapato, Lagoa de Cima, Sapucaia, Ururaí, além do Assentamento Zumbi dos Palmares.

Voltar ao topo