Notícias

IBS capacita merendeiras no programa “de grão em grão” da Fundação Cargill

Turma de merendeiras de Porto Ferreira - SP durante a entrega do certificado da capacitação

Turma de merendeiras de Porto Ferreira – SP durante a entrega do certificado da capacitação

Promover conscientização e aprendizados sobre a importância da alimentação saudável. Essa é missão do programa “de grão em grão”, desenvolvido pela Fundação Cargill desde 2004, com passagem em 21 municípios de 8 Estados brasileiros. Por meio desse programa, são realizadas atividades teóricas e práticas direcionadas para professores e merendeiras, com o objetivo de influenciar a adoção de hábitos alimentares saudáveis por crianças de 06 a 10 anos de escolas públicas municipais.

A convite da Fundação Cargill, a unidade de Responsabilidade Social Empresarial do IBS (IBSrse) participa do programa com a realização de capacitações para as merendeiras das escolas. Iniciadas no mês de março, as atividades serão realizadas nos Estados São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia, com previsão de conclusão para maio.

“O trabalho com as merendeiras é de suma importância, pois elas que controlam a qualidade dos alimentos como, por exemplo, os teores de sal e açúcar na merenda. Além disso, a higiene e a sanidade dos alimentos são abordadas para que sejam minimizados os perigos de contaminação na alimentação escolar”, explica a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, que está na gestão das atividades do IBS no programa “de grão em grão”.

De acordo com a nutricionista Milene Grandi, que tem realizado as capacitações pelo IBS, as palestras buscam conscientizar as merendeiras sobre os riscos de uma alimentação desequilibrada, os benefícios das fibras, o estímulo ao uso de temperos naturais, os tipos de gorduras e a influência no organismo, entre outros aspectos relacionados a alimentação e vida saudáveis.

“Apresentamos medidas para diminuir as doenças transmitidas pelos alimentos, com a especificação dos tipos de contaminantes. Além disso, orientamos medidas corretas de práticas como manipulação dos alimentos, higiene pessoal, comportamento dos manipuladores e higienização das mãos”, explica Milene Grandi.

Voltar ao topo