Notícias

IBS apresenta unidades móveis e tecnologias no Interleite Sul no Paraná

Além do Vaca Móvel e Rufião Móvel, o IBS apresentou projetos como o Gene Leite e CRIATF

Além do Vaca Móvel e Rufião Móvel, o IBS apresentou projetos como o Gene Leite e CRIATF.

Realizado nos dias 18 e 19 de junho em Foz do Iguaçu – PR, o 6º Simpósio Internacional sobre produção competitiva de Leite da Região Sul (Interleite Sul 2015) contou com a participação do Instituto BioSistêmico (IBS) em parceria com o Sebrae/PR. O evento reuniu um público de 600 pessoas, entre produtores, profissionais do segmento e estudantes.

Na tenda do IBS e do Sebrae, os participantes puderam conhecer as unidades Vaca Móvel (sanidade animal e qualidade do leite) e Rufião Móvel (manejo reprodutivo). Criadas pelo IBS, as unidades são utilizadas em projetos de fomento à pecuária leiteira em diferentes regiões do País, com resultados comprovados de melhoria na qualidade do leite e na produtividade.

“A recepção do público foi excelente e muitos produtores e profissionais que atuam na área demonstraram interesse nas tecnologias apresentadas pelo IBS, reconhecendo o benefício que trariam na continuidade dos trabalhos já desenvolvidos no fomento à pecuária leiteira da Região Sul”, ressaltou o diretor da unidade IBSpec, Daniel Delefine.

O público também teve a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre projetos do IBS no segmento leiteiro. Foram apresentados projetos como o CRIATFF e o Gene Leite, que se baseiam no melhoramento genético do rebanho com utilização de inseminação artificial por tempo fixo e fertilização in vitro, respectivamente.

 

Oportunidade

A proposta do Interleite Sul foi disseminar tecnologia e informação que contribuam para melhoria da produção e da qualidade do leite na Região Sul

A proposta do Interleite Sul foi disseminar tecnologia e informação que contribuam para melhoria da produção e da qualidade do leite na Região Sul.

Nas palestras, foram abordados temas como tecnificação e intensificação, gestão, custos, instalações, nutrição, qualidade do leite, genética e sistemas de produção eficientes para a realidade da grande maioria dos produtores de leite sulistas.

A proposta do Interleite Sul foi disseminar tecnologia e informação que contribuam para melhoria da produção e da qualidade do leite no Sul do Brasil, além de apresentar e discutir estratégias de negócio para a pecuária leiteira dessa região.

Nesse sentido, o diretor da unidade IBSpec destacou como fundamental a parceria feita com o Sebrae para participação no evento. “Além de ser uma oportunidade de qualificação e atualização para a equipe do IBS, nós colaboramos para o objetivo do Interleite com a apresentação de projetos e tecnologias consagrados na elevação dos índices de produção e da qualidade do leite em diferentes regiões do Brasil”, afirmou Daniel Delefine.

Ele acrescentou que, em eventos como esses, é possível ter uma dimensão das demandas do setor na região em questão, o que é fundamental quando se trabalha com soluções específicas para cada realidade, como é o caso do IBS. “Foi bem produtiva nossa participação, pois fizemos contatos estratégicos e prospectamos novas possibilidades de negócios no Paraná, um dos maiores Estados produtores de leite do País”, concluiu.

Após o Interleite, a equipe do Instituto BioSistêmico tem programada a apresentação do Vaca Móvel e do Rufião Móvel para um grupo de produtores de Jacarezinho – PR. Prevista para o dia 22 de junho, a apresentação foi um convite da unidade do Sebrae de Jacarezinho. Na oportunidade, além das unidades móveis, serão apresentados os projetos de fomento à pecuária leiteira executados pelo IBS.

Voltar ao topo