Notícias

IBS apresenta projetos de pecuária na 62ª Festa do Boi no Rio Grande do Norte

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou da 62ª Festa do Boi, realizada de 11 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Na área da Agência Sebrae no evento, a equipe apresentou tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária, além de demonstrar as funcionalidades do aplicativo CheckMilk, disponível para os produtores atendidos pelo IBS.

Junto ao Sebrae/RN, o Instituto BioSistêmico participa há mais de 12 anos da Festa do Boi que é um dos maiores eventos agropecuários da região Nordeste. No espaço do IBS no evento, os visitantes puderam conhecer as diferentes etapas de IATF demonstradas pela equipe nos protótipos do aparelho reprodutivo das vacas. No local, também foram apresentadas vacas de diferentes raças, nascidas de IATF realizada pelo IBS no projeto Leite & Genética.

Durante o Seminário de Bovinocultura realizado no dia 18/10, o Sebrae/RN anunciou o lançamento do Projeto Sêmen Sexado que será executado pelo IBS a partir de 2025, no âmbito do Projeto Leite & Genética.

Luiz Sartori, coordenador técnico do Instituto BioSistêmico apresentou os detalhes da iniciativa que tem como objetivo otimizar o processo de reprodução e melhoramento genético do rebanho.

Com o objetivo de otimizar o processo de reprodução e melhoramento genético do rebanho, o Sebrae-RN anunciou, nesta sexta-feira (18), o lançamento do Projeto Sêmen Sexado para o ano de 2025. O anúncio foi feito durante o Seminário de Bovinocultura, realizado no espaço Agência Sebrae, dentro da programação da Festa do Boi 2024.

Luiz Sartori, coordenador técnico do Instituto BioSistêmico (IBS), apresentou os detalhes da iniciativa que tem como objetivo otimizar o processo de reprodução e melhoramento genético do rebanho.

O trabalho oferece consultorias técnicas em manejo reprodutivo especializado, visando otimizar a produção leiteira e aumentar o nascimento de fêmeas. Segundo Sartori, o desafio é aumentar a produtividade e a eficiência do sistema atual, utilizando tecnologias que promovam o nascimento de fêmeas para uma produção sustentável e rentável.

Nilson Dantas, gestor da Bovinocultura do Sebrae/RN, destacou que o programa Leite & Genética já está em andamento há 13 anos, melhorando a qualidade do rebanho potiguar e atuando em todas as regiões, especialmente na área do Seridó.

“A expectativa é expandir ainda mais nossa atuação no estado. O Sêmen Sexado é uma nova biotecnologia que beneficiará os produtores de bovinocultura leiteira, possibilitando o nascimento de mais fêmeas, o que é vantajoso para o setor. Essa iniciativa visa aumentar a produtividade e a lucratividade desses produtores”, afirmou Nilson.

Para mais detalhes sobre Projeto Sêmen Sexado, confira a matéria completa na Agência Sebrae de Notícias: https://rn.agenciasebrae.com.br/inovacao-e-tecnologia/projeto-de-semen-sexado-sera-ofertado-para-aprimoramento-genetico-na-bovinocultura-potiguar/

Tópicos: , , , ,

Voltar ao topo