Notícias

Grupo Vigor obteve excelentes resultados em parceria com o SEBRAE/IBS

Clóvis: "O melhor de tudo é produzir mais leite e com qualidade". Fotos: Regina Gressler Groenendal

Clóvis: “O melhor de tudo é produzir mais leite e com qualidade”. Fotos: Regina Groenendal

No último dia 20 de fevereiro, foi concluído mais um ciclo de atendimentos do projeto de fomento à pecuária leiteira, desenvolvido pela unidade regional de Votuporanga – SP do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução do Instituto BioSistêmico (IBS).

O escritório regional do SEBRAE de Votuporanga foi o primeiro a abrir as portas para o trabalho do IBS, no desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado de São Paulo. Nesse último ciclo, o projeto de Votuporanga atendeu 102 produtores da região que fornecem leite para o Grupo Vigor, que atua na área de laticínios no País.

A parceria entre SEBRAE e Grupo Vigor começou em 2011 e rendeu excelentes resultados logo no primeiro ano de atividades. “Em 2012, fizemos uma análise com o grupo de fornecedores atendido pelo IBS e verificamos um aumento de 12% na produção. A mesma análise foi feita com outro grupo de fornecedores, que não estava no projeto SEBRAE/IBS, e o aumento verificado foi de 4 %”, relata Fabio Philomeno, coordenador de fomento do Grupo Vigor.

Para Fabio Philomeno, a parceria foi muito bem sucedida e a ideia é dar continuidade ao projeto que é sinônimo de aumento da qualidade e da produtividade. “Percebemos uma integração maior entre os produtores que foram incentivados a promover melhorias na propriedade, alcançando bons resultados e oferecendo um produto diferenciado”, afirma o representante do Grupo Vigor.

Viviane Karina: "É uma trabalho que traz resultados".

Viviane Karina: “É uma trabalho que traz resultados”.

“A partir da consultoria do IBS, os produtores tiveram  a oportunidade de conhecer e implantar tecnologias que não chegariam até eles, normalmente. É um trabalho que traz resultados. Os produtores perceberam que – com boas práticas, informação e tecnologia bem aplicadas – é possível tornar a propriedade mais eficiente e melhorar a qualidade do leite”, destaca Viviane Karina Gianlorenço, analista do SEBRAE de Votuporanga.

MELHORIAS

Segundo Karina, o projeto começou atendendo 21 produtores que fornecem leite ao Grupo Vigor. “Diante dos resultados alcançados nesse grupo, o projeto foi ampliado para os 102 produtores, o que demonstra que desenvolvendo um bom trabalho a campo”, acrescenta.

Uma das propriedades atendidas pelo projeto pertence à família do produtor Luiz Fernando Fael Xavier. Ele afirma que está satisfeito com os resultados alcançados na propriedade. “Hoje, produzimos, diariamente, cerca de 800 litros, mas queremos atingir os 1.000 litros diários. É possível estabelecer essas metas porque temos boas condições de planejamento com a tecnologia disponibilizada pelo projeto”, afirma Luiz Fernando.

A meta da propriedade é atingir 1.000 litros por dia.

A meta da propriedade é atingir 1.000 litros por dia.

Clóvis Rinardi, administrador da propriedade, garante que as orientações dadas pelos consultores do IBS foram  bem aplicadas. “Uma mudança na alimentação do gado e um cuidado de higiene na hora da ordenha são conselhos que fazem a diferença. O melhor de tudo é produzir mais leite e com boa qualidade”, diz o administrador.

Melhorar a qualidade do leite é uma meta constante no projeto. Os produtores que obtiverem bons índices receberam maior bonificação na comercialização do produto. Isso acontece por meio do Programa de Valorização da Qualidade do Grupo Vigor, que bonifica o produtor pelo volume e qualidade do leite fornecido.

Voltar ao topo