Notícias

Gincana premia jovens empreendedores do Projeto Cooplaf Leite

O resultado da Gincana Jovem Empreendedor do Projeto Cooplaf Leite foi divulgado em uma cerimônia de premiação na sede da Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar (Cooplaf), em Terenos/MS, no dia 8 de dezembro. Participaram do evento representantes do Sebrae MS, da Cooplaf e Instituto BioSistêmico (IBS).

Promovida pelo IBS e pela Cooplaf desde o mês de setembro, a gincana contou com participação de 52 jovens, com idade entre 13 e 21 anos, filhos dos produtores atendidos pelo IBS no Projeto Cooplaf Leite em assentamentos na região de Terenos. A ação integra o escopo desse projeto desenvolvido pelo IBS em parceria com a Fundação Zoetis e com o Sebrae/MS, contribuindo para a meta de engajamento de jovens e mulheres.

Do total de inscritos na gincana, quatro jovens foram classificados: 1º lugar – Isabela Fernanda Viana da Silva (18 anos), 2º lugar – Larissa Gonçalves Garcia (15 anos), 3º lugar – Bruno Souza de Oliveira (13 anos) e 4º lugar – Rayssa Rodrigues Ricardo. Os classificados foram premiados, respectivamente, com um notebook, um tablet, um celular smartphone e um kit com mochila, caderno, calendário e caneca do IBS. Os quatro classificados passaram a integrar o comitê de jovens da Cooplaf que foi criado a partir da gincana.

Os participantes tiveram que cumprir a metas de lançamento de dados zootécnicos das propriedades no aplicativo CheckMilk, além de participar de capacitações técnicas voltadas à cadeia produtiva do leite. A presença e o engajamento nas tarefas contaram para a pontuação dos jovens que tiveram os resultados avaliados por uma comissão formada pelo IBS e pela Cooplaf.

“É gratificante ver a movimentação desses jovens aprendendo a usar o aplicativo CheckMilk, uma ferramenta que irá facilitar a gestão da propriedade. Essa atividade estimula o empreendedorismo cooperativo no âmbito do Projeto Cooplaf Leite, uma iniciativa financiada pela Fundação Zoetis e pelo Sebrae e executada pelo IBS junto com a Cooplaf. Não podemos deixar de destacar o papel importante dessas organizações que viabilizam esse projeto”, destaca o diretor corporativo do IBS, Luís Henrichsen durante a premiação.

De acordo com a médica veterinária Bruna Bastos Ribeiro, consultora do IBS que participou da coordenação da gincana, ações como essa devem ser estimuladas, pois contribuem para o engajamento dos jovens nas atividades da propriedade. “Sentimos que devemos cuidar da nova geração para fomentar a sucessão familiar. Com o uso da tecnologia e acesso à internet, os jovens têm mais informações e interesse”, destaca.

“Quando o jovem tem a possibilidade de usa uma ferramenta digital como o CheckMilk, que o auxilia a ver resultados do processo produtivo, ele se insere no controle e gestão da propriedade. Sai um pouco do operacional e tem uma visão de fora como um ator, que está controlando os processos. Isso desperta atenção dos jovens de hoje que gostam de se sentir inseridos nesses processos”, avalia o coordenador técnico do CheckMilk, Matheus Henrique Magalhães, que conduziu as capacitações para uso da plataforma durante a gincana.

Experiência para os jovens

Para a primeira colocada, Isabela Fernanda, a gincana possibilitou um aprendizado importante e contribuiu para a escolha da faculdade que ela pretende cursar. “Pretendo fazer Zootecnia e com a gincana aprendi como essa profissão é importante na gestão de uma propriedade”, relata.

Larissa Gonçalves, a segunda colocada, afirma que passou a entender mais sobre a produção leiteira na prática e na contabilidade. “Percebi também que é importante valorizar o que temos, pois hoje é dos nossos pais e um dia vai ser nosso. Então temos que ter conhecimento para trabalhar e melhorar nossa área”, pontua.

Aprender a operar o aplicativo CheckMilk foi desafiador e gratificante para Bruno Souza, terceiro colocado. “Foi uma experiência incrível nesses meses, um aprendizado que levarei para o resto da vida. Quero agradecer a toda equipe do IBS que nos ajudou muito, sempre prontos a esclarecer nossas dúvidas”, afirma.

Para a Raíssa Rodrigues, quarta colocada, o começo da gincana também foi desafiador, mas, com o passar dos dias e esclarecimento das dúvidas ela foi se adaptando e cumprindo com mais facilidade as metas da gincana. “Gostei muito de participar e quero ajudar meu pai na atividade leiteira com tudo que aprendi”, adianta.

Sobre o projeto

O Projeto Cooplaf Leite foi concebido pelo Instituto BioSistêmico com o objetivo principal de promover o desenvolvimento da pecuária leiteira junto aos cooperados da Cooplaf, entidade com sede no município de Terenos, no estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil.

Executada pelo IBS, a iniciativa conta com apoio de recursos da Fundação Zoetis e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado do Mato Grosso do Sul. Também é contemplado com o apoio institucional e acadêmico da Unimar – Universidade de Marília.

Esse é mais um projeto de pecuária executado pelo Instituto BioSistêmico que usa a metodologia CheckMilk, que conta com uma plataforma com sistema de gestão e aplicativo para as equipes técnicas e para os produtores. O sistema facilita a gestão do projeto e o aplicativo auxilia o produtor no dia a dia, como um suporte, uma extensão da consultoria do IBS que pode ser acessada a qualquer hora na palma da mão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo