Notícias

Fertilidade do Solo é tema das palestras do programa de agricultura familiar da Cargill

A Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) concluíram o ciclo de palestras técnicas da Safra de Soja 2022/2023 do programa de agricultura familiar da Cargill, entre os dias 21 e 25 de novembro, no Mato Grosso do Sul. Com o tema “Construção da Fertilidade do Solo”, o ciclo de palestras foi realizado inicialmente nos estados de Goiás e Minas Gerais, no mês de setembro.

Os encontros foram promovidos em oito municípios e contaram com um total de 334 participantes nos três estados. A ação integra a programação de capacitações técnicas do programa de agricultura familiar da Cargill, coordenado pelo IBS e executado em parceria com empresas de assistência técnica nesses estados.

O coordenador de selo social da Cargill, Gunther Voigtlander, e a diretora de agricultura do IBS, Priscila Callegari, acompanharam as palestras e puderam conferir de perto a receptividade dos agricultores em relação ao tema escolhido, que teve excelente repercussão.

“Essas palestras são uma oportunidade de aperfeiçoamento do conhecimento para os agricultores familiares atendidos no programa. Procuramos trazer temas que atendam demandas atuais, contribuindo para o enfrentamento de desafios das lavouras e o desenvolvimento sustentável da produção nas propriedades atendidas”, destaca Gunther Voigtlander.

Conforme explica Priscila Callegari, a fertilidade do solo é um tema amplamente trabalhado ao longo das safras, nos atendimentos de assistência técnica às propriedades.

“Nossa ideia foi reforçar a importância de manter uma cobertura de solo bem-feita para que os produtores consigam ter uma boa produtividade frente às adversidades climáticas. As plantas de cobertura contribuem para reciclagem de nutrientes e protegem o solo das oscilações de temperatura. Quando o solo está coberto, a planta conta com temperaturas mais amenas nas raízes e consegue desempenhar suas funções e se desenvolver de forma mais equilibrada”, afirma Priscila.

Fertilidade do Solo

Um solo fértil é um solo com capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, ter boa porosidade para permitir uma boa aeração para as raízes, infiltração de água e sem impedimento químico e físico para o crescimento das raízes, bem como possibilitar o desenvolvimento dos microrganismos benéficos ao solo. Nestas condições e com boa distribuição de chuvas as produtividades das diferentes culturas são potencializadas.

Esta definição sobre solo fértil foi dada pelo Dr. Luiz Carlos Ferreira de Souza, engenheiro agrônomo, professor titular no curso de Agronomia da Universidade Federal da Grande Dourados/MS, que ministrou as palestras no Mato Grosso do Sul.

O professor relata que grande parte de sua vida profissional vem sendo dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão, com foco principalmente no manejo de solo, com experimentos de longa duração com ênfase no sistema plantio direto.

“Demonstramos que o bom manejo do solo com ênfase na rotação de cultura, redução do preparo do solo e presença permanente de palha para cobertura da área permite a redução da erosão e evapotranspiração, maior infiltração de água, além da diminuição da temperatura do solo e aumento do teor de matéria orgânica que é fundamental para a construção da fertilidade química e aumento da vida do solo”, explica Luiz Carlos.

Em Goiás e Minas Gerais, as palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Juliano Queiroz Santana Rosa, Mestre em Agronomia com ênfase em solos, que atua como consultor técnico da BrasilBio.

Qualidade física do solo, perfil de solo corrigido, importância da análise de solo, adubações de manutenção equilibradas, cuidados na inoculação e palhada de qualidade foram alguns dos tópicos desenvolvidos nas palestras de Minas Gerais e Goiás.

“Esse tipo de palestra é fundamental para despertar a consciência do produtor sobre a importância de fazer um bom manejo da lavoura, com foco na construção da fertilidade do solo”, afirma Juliano Queiroz.

Ele pontua que, para a construção da fertilidade do solo, são necessárias ações básicas que contribuem para uma boa produção, mas que ainda não são amplamente desenvolvidas em todas as lavouras.

“Por isso a importância de trazer o tema para palestras que possibilitam ao produtor aprender mais e esclarecer dúvidas sobre o que envolve a fertilidade do solo”, complementa o engenheiro agrônomo.

Nos três estados, a participação dos produtores foi expressiva com manifestações para o debate de pontos importantes sobre o tema, assim como para o esclarecimento de dúvidas específicas.

Sobre o programa

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil. O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo