Notícias

Fazenda Primavera atendida pelo IBS no Agro Plus Goiás é premiada por produção sustentável

Este slideshow necessita de JavaScript.

Natural de Colorado, no Rio Grande do Sul, o produtor Luiz Fiorese chegou a Campo Mourão, no Paraná, em 1970, município em que conheceu a esposa, Anita Maria Mignoso, com quem tem 3 filhas. Anos depois, na década de 90, se mudou para o município de Água Fria de Goiás, no estado de Goiás, onde se estabeleceu com a família e fundou a Fazenda Primavera, propriedade atualmente atendida pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no Programa Agro Plus.

Em 2021, a Fazenda Primavera foi premiada pelo Programa Agro Plus por ser reconhecida como um exemplo de evolução dos indicadores socioambientais e pela produção de soja sustentável. Para Luiz Fiorese e sua família, é motivo de muito orgulho esse reconhecimento. “Ficamos muito honrados com essa premiação que sinaliza que estamos no caminho certo, produzindo soja de forma sustentável, de acordo com a legislação”, destaca o produtor.

Desde 2018, a Fazenda Primavera recebe assistência técnica pelos supervisores de campo do IBS por meio do Agro Plus. Nos atendimentos, são orientadas as boas práticas para melhoria contínua e sustentável da propriedade, conforme previsto pela legislação ambiental brasileira.

Após seu ingresso no programa, por exemplo, foram realizadas melhorias na infraestrutura da Fazenda Primavera. O escritório administrativo foi devidamente reformado e foram construídos um novo refeitório e alojamento, que visam a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Além disso, foram aplicadas melhorias com foco na sustentabilidade da produção, orientações financeiras e de gestão da propriedade.

“Nós produzimos soja convencional com certificação, com uma infraestrutura toda planejada para isso, e o Programa Agro Plus tem contribuído para nossa evolução neste aspecto. As equipes realizam um atendimento cordial e de qualidade, levantando pontos que devemos nos adequar, contribuindo para a melhoria contínua da fazenda”, relata Fiorese.

O produtor acrescenta que o mercado está cada vez mais exigente e é fundamental contar com esse tipo de assistência técnica, de um programa como o Agro Plus, que orienta boas práticas agrícolas, adequação às principais exigências do Código Florestal, NR 31 e até determinações estaduais, apontando quais adequações podem ser feitas para garantir a regularidade da propriedade, evitando multas e outros problemas legais.

“As boas práticas agrícolas estão sendo desmistificadas, pois na prática, promovem mais eficiência na produção e na gestão da fazenda. Isso está evidenciado pelos agricultores participantes do programa Agro Plus, como é o caso do Senhor Luiz Fiorese”, salienta a diretora de agricultura do IBS, Priscila Callegari.

Sobre o Agro Plus

O Programa Soja Plus é desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e parceiros desde 2011. Em mais de uma década de trabalhos, tornou-se o maior programa privado de assistência técnica rural do país, com foco na gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural. Está presente nos principais estados sojicultores do Brasil: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.

Trata-se de um programa tão bem aceito pelos produtores rurais que, em 2021, o programa expandiu para outras atividades agrícolas, como milho, algodão, cacau, café, dentre outras, passando a ser chamado de Agro Plus.

O Instituto BioSistêmico realiza a assistência técnica do programa, desde 2018, a partir da parceria entre a ABIOVE e a Cargill. Atualmente, atende 50 propriedades em 16 municípios do estado de Goiás. Anápolis, Caldas Novas, Cristalina, Niquelândia, Piracanjuba e Vianópolis estão entre os municípios atendidos.

Nestes três anos de trabalho, houve aumento significativo nos indicadores socioambientais das propriedades atendidas pelo IBS, com melhorias nas áreas de infraestrutura, gestão, boas práticas e meio ambiente. Na safra 2020/2021, o IBS monitorou uma área total de 56.766 ha, sendo 47.633 ha de área produtiva, com uma produção estimada em 171.479 toneladas de soja.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo