Notícias

Família de agricultores de Vianópolis-GO investe na fruticultura para incrementar a renda

a67ba8bd-fb94-47cb-87b4-c3bfed5f879c

O agricultor Elias de Souza e a esposa, Eliete Lopes da Silva, têm quatro filhos: Jean de 23 anos, Carlos Henrique de 18 anos, Andressa Maria de 15 anos e Thiago Elias de 4 anos. Na condução da propriedade familiar, no município de Vianópolis, no Estado de Goiás, o agricultor conta com a ajuda dos filhos mais velhos. Juntos, eles realizam o plantio e a colheita da soja, assim como do milho safrinha. Este é utilizado na produção de silagem para alimentar o rebanho leiteiro, do qual eles obtêm parte do sustento da família com a produção de leite.

“A partir das 5h da manhã, eu e os rapazes estamos em pé para cuidar do leite e depois dos afazeres na lavoura. É dessa terra que tiramos nosso sustento e para isso trabalhamos duro, não tem espaço para preguiça”, afirma com satisfação o agricultor.

Sempre que é necessário, quando um dos rapazes tem outro serviço no horário da ordenha, a filha Andressa ajuda na lida do curral. “Aqui todos ajudam. E o caçula gosta muito da lida no campo e quando tem oportunidade está no meio do pai e dos irmãos. Diz que quer ser igual a eles quando crescer”, conta com orgulho dona Eliete.

Assistência técnica

Elias é atendido pelo programa de agricultura familiar da Cargill há mais de cinco anos. Para ele, a assistência técnica recebida no programa tem sido fundamental para alcançar melhorias na produção de soja, como aumento da produtividade e diminuição nos custos com compra de defensivos agrícolas, os quais passaram a ser aplicados de forma mais eficiente na lavoura.

Além da soja e do leite, a família resolveu diversificar mais a produção e investiu na fruticultura, com o cultivo de banana e mamão. A ideia de plantar frutas surgiu por uma necessidade de incrementar a renda familiar e por incentivo do consultor Silveli da Silva, da Goiás Biodiesel, que realiza a assistência técnica do programa de agricultura familiar da Cargill em alguns municípios de Goiás.

7b5493b8-0500-4d68-a012-fe60780e9393

Ao perceber a demanda das famílias, atendidas na região em que atua, de obterem renda para o sustento familiar o ano inteiro, Silveli começou a estudar alguns arranjos de produção sustentável. “Meu objetivo era orientar a implantação de culturas que tivessem uma regularidade de produção, baixo custo de implantação, de fácil manejo e retorno rápido. Encontrei na fruticultura alguns modelos que se encaixaram bem nesses quesitos”, explica o consultor.

Há alguns anos, Silveli vem desenvolvendo esse trabalho de orientação técnica para a fruticultura com o objetivo de incentivar o incremento da renda das famílias, que passam a ter novas fontes de renda. “As culturas trabalhadas são: banana, mamão, laranja, tangerina, manga, abacaxi, limão, cajá anão, goiaba anã e acerola.  Essas culturas são de fácil cultivo e trazem um retorno satisfatório”, relata.

De acordo com o agricultor Elias, o incentivo do Silveli e o suporte técnico que ele tem dado para o cultivo das frutas foram fundamentais para que ele e os filhos decidissem experimentar as novas culturas. Foram plantados 2 mil pés de mamão papaia numa área de pouco mais de 0,5 hectare, além de 1.500 pés de banana prata e maçã em uma área de 1,3 hectare.

edfe9164-d7b2-4255-b1bc-0a3b19405103

“Começamos a plantar no ano passado e até o fim deste ano já teremos a primeira safra de mamão. É de encher os olhos, pois os pés estão carregados. Estamos nos organizando para contratar gente para ajudar na colheita que, com fé em Deus, será excelente”, adianta o agricultor.

Programa de Agricultura Familiar da Cargill

O programa de agricultura familiar da Cargill foi iniciado em 2011 com o objetivo de capacitar e assistir agricultores familiares na produção de soja. Faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Combustível Social, necessário para o setor de biodiesel e que permite a participação em leilões de maneira integral.

O Instituto BioSistêmico (IBS) iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/12, nos Estados do Paraná e de São Paulo. Desde então, o instituto atuou em 8 Estados, promovendo o fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

Na assistência técnica executada pelo IBS no programa, os técnicos atuam muito além do suporte para a produção de soja. As equipes estão capacitadas para fomentar atividades que favoreçam a sustentabilidade da propriedade e, nesse contexto, não poderia ficar de fora a diversificação das culturas. Em todas as regiões atendidas, não faltam exemplos de produtores, como o de Elias de Vianópolis, que diversificam a produção e contam com o suporte técnico do programa.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo