Notícias

Eventos do Sebrae na região de Piracicaba contam com teatro promovido pelo IBS

Este slideshow necessita de JavaScript.

As peças de teatro “Somos Todos José” e “Chico Santo e a Vaca Estrela” fizeram a alegria do público, durante o lançamento do Programa ALI Rural do Sebrae/SP, nos municípios paulistas de Americana e São Pedro, nos dias 24 e 25 de janeiro respectivamente. As apresentações, que retratam a vida no campo, foram promovidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS).

Os dois eventos, voltados a produtores rurais, foram realizados com número controlado de público e obedecendo as diretrizes dos órgãos de saúde para o combate à Covid-19. De acordo com Fábio Gerlach, gerente da unidade do Sebrae Piracicaba, esta é a primeira rodada do Programa ALI Rural que deverá ser lançado em outras cidades da região em novas rodadas.

“Sobre a experiência da linguagem do teatro, tratar de assuntos de organização social e de atendimentos, de melhorias técnicas, de maneira lúdica, é sempre muito bem-vindo. Porque há uma identificação do público nesse processo”, destaca.

Encenadas pelo ator Manoel de Matos, “Chico Santo e a Vaca Estrela” e “Somos Todos José” buscam valorizar o agricultor e sua família, além de provocar reflexões sobre temas atuais e fundamentais, que promovam a construção de um mundo melhor, como a sustentabilidade, senso coletivo, questões de gênero, meio ambiente e a vida no campo.

Para o estudante de Piracicaba, Marcel Cerveira, 13 anos, que assistiu “Chico Santo e a Vaca Estrela” no evento de Americana, a peça foi sensacional. “Foi a primeira vez que assisti uma peça que retrata a vida na roça. Gostei muito!”, afirma.

O irmão gêmeo de Marcel, Rodrigo Cerveira, também aprovou a peça. “Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o sotaque do Chico Santo”, relata. Rodrigo disse que também gostou do desfecho da vaca Estrela na história e de como o Chico conseguiu encontrar alternativas para os desafios que enfrentava.

Além de terem adorado a apresentação, os dois irmãos – que são filhos do diretor do IBS, Ricardo Cerveira – gostaram muito de uma bebida servida ao final do evento em Americana: iogurte nos sabores de morango e coco.

A bebida produzida por uma cooperativa local fez sucesso entre o público presente. Marcel e Rodrigo repetiram a dose diversas vezes. Segundo os dois irmãos, foi um dos melhores iogurtes que eles já provaram.

“Foi um jeito criativo de encerrar o evento, brindando com um produto derivado do leite, além de prestigiar a produção local”, destaca Ricardo Cerveira.

Voltar ao topo