Notícias

Estruturação de agroindústria é debatida com a participação do IBS

O Instituto BioSistêmico (IBS) participou de uma mesa de diálogo no município de Mirante do Paranapanema-SP, com o objetivo de retomar a estruturação de uma unidade de processamento de alimentos no assentamento Haroldina. Realizada no dia 29 de setembro, a reunião contou com a participação do Delegado federal do MDA em São Paulo, Reinaldo Prates, do superintendente do INCRA, Wellington Diniz, do Prefeito municipal de Mirante do Paranapanema, Carlos Alberto Vieira e do Secretário de Agricultura do município, Júnior Quirino.

Também marcaram presença técnicos responsáveis pela área de projetos do INCRA, representantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), do Território da Cidadania Pontal do Paranapanema, além de professores, pesquisadores, associações e cooperativas de produtores e MST.

A unidade de processamento a ser estruturada será uma filial da Cooperativa dos Assentados da Região do Pontal (COPACAR), organização que foi atendida pelo IBS no âmbito dos serviços da ATER do programa Mais Gestão do MDA. No início de 2014, a engenheira de alimento da equipe do IBS no Mais Gestão elaborou um projeto de adequação de um barracão já edificado no assentamento Haroldina para que possa servir ao processamento mínimo de legumes e frutas.

“Também elaboramos um plano de negócios que traz uma análise do mercado para os produtos dessa nova empresa e orientamos as necessidades operacionais e de capital para operar e garantir a viabilidade econômica do empreendimento. Esses materiais deram suporte à mesa de diálogo, orientando as decisões das instituições presentes”, explicou o consultor Sidnei Niederle, que representou o IBS na ocasião.

De acordo com Sidnei, ficou definido que até o final de outubro todas as adequações serão negociadas com a empresa responsável pela obra. A expectativa, conforme compromisso do Superintendente do INCRA, é de finalizar as obras até janeiro de 2016. O delegado do MDA afirmou que a continuidade dos serviços de ATER para gestão é fundamental para garantir o sucesso deste tipo de empreendimento.

Durante a reunião, o consultor do IBS esclareceu dúvidas e ressaltou a importância de respeitar as orientações do projeto. “Destacamos que o projeto foi elaborado de acordo com a legislação pertinente à área de Vigilância Sanitária e seguindo normas da ABNT. Nesse sentido, com a edificação adequada, os alimentos processados atenderão às especificações exigidas pelo mercado”, relatou Sidnei Niederle.

Voltar ao topo