Notícias

Equipes do IBS participam de workshop sobre inventário de emissão de GEE

O Instituto BioSistêmico (IBS) promoveu o workshop “Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa e o setor agro” para capacitação das equipes que atuam nos projetos executados pelo IBS. Realizado nos dias 19 e 20 de abril por meio de plataforma de videoconferência, o evento contou com uma programação de conteúdo ministrada pelo consultor George Magalhães, diretor executivo da Gema Capital Natural.

O inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) possibilita identificar as fontes de emissão e quantificá-las para uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país. Se o inventário for realizado periodicamente, pode servir como uma ferramenta de gestão, permitindo o controle das emissões de GEE.

Nesta capacitação, as equipes do IBS aprenderam como coletar e mapear dados de GEE na atividade agropecuária. “Além da coleta e do mapeamento de GEE, aprendemos a interpretar os dados e priorizá-los, assim como realizar os cálculos que são feitos por meio de planilhas liberadas pelo GHG Protocol Brasil”, relata a engenheira agrônoma Débora Marchini, que participou do workshop.

Mudanças Climáticas e os Impactos sobre os Negócios, Inventários Corporativos de GEE e Políticas Públicas para Inventários de GEE foram os tópicos abordados durante dos dois dias de workshop.

“O setor agro pode fazer uma importante contribuição para redução das emissões, alinhando os processos internos com as melhores práticas e as políticas públicas de agricultura de baixo carbono, e esperamos contribuir neste processo”, destaca o diretor de Ater do IBS, Claudio Pinheiro.

Voltar ao topo