Notícias

Equipes da unidade IBSater planejam ações para 2016-2017

Reunião da equipe do N.O. Grande São Paulo

Reunião da equipe do N.O. Grande São Paulo

A primeira semana de abril foi de planejamento para as equipes do Instituto BioSistêmico (IBS) que atuam em contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com o Incra-SP. No dia 04/04, a equipe do Núcleo Operacional (N.O.) Grande São Paulo reuniu-se, em Iperó-SP, para definir a estratégia de trabalho para 2016 e início de 2017. No dia 05/04, a equipe do N.O. Araraquara-SP se reuniu e, no dia 6, a equipe do N.O. Promissão-SP.

A atividade teve por objetivo debater e definir a metodologia que orienta a atuação do IBS no campo da ATER nos assentamentos e que vem sendo aprimorada nos últimos anos, a partir de uma análise de conjuntura e perspectivas da ATER no atual momento. “Os serviços prestados estão em crescente qualidade e eficiência operacional, o que foi avaliado como fator preponderante para a melhoria efetiva do processo de desenvolvimento do público atendido”, afirmou o economista do IBS, Sidnei Niederle.

Segundo ele, as equipes de ATER do IBS alcançaram um estágio importante de maturidade e conhecimento sobre a prática de Assistência Técnica e Extensão Rural a ser oferecida em assentamentos e para agricultores familiares. Sidnei destacou que a equipe tem característica multidisciplinar, reunindo profissionais das ciências agrárias, sociais e humanas, que conta com o suporte gerencial, tecnológico e de infraestrutura do IBS para realizar as atividades de ATER.

Reunião da equipe do N.O. de Araraquara

Reunião da equipe do N.O. de Araraquara

Conforme explicou o gerente de projetos da diretoria de ATER do IBS, Edivar Lavratti, o processo de planejamento do trabalho das equipes IBSater para os anos de 2016  e 2017 tem como foco a atuação do agente de ATER na vida das famílias na região de atuação para promoção do desenvolvimento. Segundo Lavratti, o técnico deve buscar atuar para o desenvolvimento do grupo de famílias no qual atua, a partir de uma visão sistêmica.

“Além de buscar o desenvolvimento econômico, é necessário entender que, para cada perfil de agricultor atendido, existe uma necessidade e demanda para promover o desenvolvimento. Cada perfil permite uma forma de atuação diferenciada do IBS, propiciando desenvolvimento das famílias. O técnico precisa construir isso, como o horizonte do sonho, da vontade, inclusive do desempenho, valorização pessoal do seu trabalho, em perceber o avanço do ponto de vista sustentável na comunidade em que atua”, ressaltou Lavratti.

De acordo com o responsável pela diretoria da unidade IBSater, Claudio Pinheiro, neste último ano de contrato da Chamada Pública 001/2011, o objetivo é consolidar a estratégia e a prática de promoção do desenvolvimento junto aos beneficiários, organizações e lideranças, integrando parceiros locais, de forma a sustentar o crescimento alcançado nestes 4 anos de atuação da equipe do IBS.

“O grau de maturidade dos agentes de ATER, incorporando as características e habilidades desenhadas pela PNATER, possibilita um planejamento de execução das atividades que estejam alinhadas com as expectativas dos beneficiários, de acordo com demandas e necessidades, apesar das limitações ainda existentes para atuação”, complementou Claudio Pinheiro.

 

Voltar ao topo