Notícias

Equipe IBSater apresenta artigos no VII Simpósio sobre Reforma Agrária

VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais 30 anos de assentamentos na Nova República

VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais 30 anos de assentamentos na Nova República

Realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais teve como tema central os 30 anos de assentamentos na Nova República. O evento é realizado a cada dois anos pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Na ocasião, membros da equipe IBSater apresentaram três artigos relatando experiências do Instituto BioSistêmico na área.

Caio Vinicius Scarparo e Sidnei Luiz Niederle apresentaram o artigo “Experimentação em ATER: a elaboração do PDA – Plano de Desenvolvimento do Assentamento Luiz Beltrame, em Gália-SP”. Érica Santos Oliveira apresentou o artigo “Implantação de sistemas agroflorestais no projeto de Assentamento Ipanema, Município de Iperó-SP”. Claudio Pinheiro Da Silva, Edivar Cleiton Lavratti e Sidnei Luiz Niederle apresentaram o artigo “Da interpretação da realidade à gestão: os desafios da ATER em assentamentos do Estado de São Paulo.

Esse simpósio buscou promover a análise das dificuldades e perspectivas dos assentamentos rurais desde o início da Nova República, ampliando a discussão agrária para a realidade Latino-Americana. Nas apresentações, foram ressaltados os entraves e avanços das políticas públicas, considerando as diferentes conjunturas políticas com destaque para as questões ambientais. O objetivo principal foi promover um debate entre academia, gestores e movimentos sociais sobre os rumos do desenvolvimento rural.

Confira nos links abaixo os artigos apresentados pelo IBS!

Implantação de sistemas agroflorestais no projeto de Assentamento Ipanema, Município de Iperó-SP

Da interpretação da realidade à gestão os desafios da ATER em assentamentos do Estado de São Paulo

Experimentação em ATER a elaboração do PDA – Plano de Desenvolvimento do Assentamento Luiz Beltrame, em Gália-SP

Voltar ao topo