Notícias

Equipe do programa de agricultura familiar da Cargill é recebida como se fosse da família dos produtores

O engenheiro agrônomo Oscar e a família Freisleben durante almoço. Foto: Regina Groenendal/IBS

O engenheiro agrônomo Oscar e a família Freisleben durante almoço. Fotos: Regina Groenendal/IBS

Com o passar do tempo e os avanços conquistados a partir do programa de agricultura familiar da Cargill, o receio inicial diante de uma situação nova deu lugar ao reconhecimento dos agricultores em relação ao trabalho das equipes do IBS e da Cargill. Assim ocorre na propriedade dos Freisleben, em Porto União-SC, quando há visita técnica do engenheiro agrônomo Oscar Uekawa. Nestas ocasiões, dona Suzana Lúcia Freisleben coloca um prato a mais na mesa para o Oscar participar do almoço da família.

“Trabalhamos dentro da realidade de cada produtor, levando conhecimento para que ele possa melhorar sua produtividade e diminuir os custos, utilizando os insumos necessários de forma eficiente e eficaz. Na agricultura, não há condão mágico e sim trabalho, dedicação e emprego de técnicas. É gratificante testemunhar a evolução dos agricultores, ter o nosso trabalho reconhecido e ser tão bem recebido pelas famílias”, afirmou Oscar.

Para o agricultor Inácio Antônio Freisleben, os seis anos de assistência técnica do programa representam aumento na produção e na renda. “Antes, eu colhia 120 sacas por alqueire e, depois que comecei a fazer o plantio direto e a correção de solo, cheguei a colher 190 sacas por alqueire”, relatou. Na propriedade, ele adotou o sistema recomendado de integração lavoura-pecuária, com o azevém na cultura de inverno para pastagem de gado e a soja no verão.

O agricultor Genuário Almir Sheid com o comprador Aglacir Kuyava.

O agricultor Genuário Almir Sheid com o comprador Aglacir Kuyava.

De acordo com ele, que está há seis anos no programa, a melhoria na produção de soja e a diminuição nos gastos com produtos desnecessários resultaram no incremento da renda familiar. Isso permitiu que ele investisse no aumento do rebanho e na construção de uma sala de ordenha para facilitar a produção leiteira. As novidades foram contadas com entusiasmo pelo agricultor durante o último atendimento técnico de 2016 realizado em novembro pelo consultor Oscar Uekawa. A visita também contou com a presença do comprador da Cargill de União da Vitória-PR, Aglacir Kuyava.

Durante o atendimento, Genuário manteve-se atento às orientações, respondeu às perguntas e aproveitou para esclarecer dúvidas. Ao final, ele apresentou as novidades nas instalações da propriedade com entusiasmo de quem demonstra um projeto bem-sucedido a pessoas próximas, amigos ou familiares. O agricultor falou, com orgulho, das conquistas recentes e disse que a maior alegria da vida dele é ter os filhos trabalhando junto com ele e a esposa, pois não precisam sair dali para buscar sustento longe de casa.

 

Tópicos: , , ,

Voltar ao topo