Notícias

Encontro reúne representantes de empreendimentos atendidos pelo IBS no Projeto Bahia Produtiva

20181217_180711

Representantes de 18 associações e cooperativas atendidas pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no Projeto Bahia Produtiva, nos territórios da Bacia do Rio Corrente e Velho Chico, participaram de um encontro no município de Santa Maria da Vitória-BA, nos dias 17 e 18 de dezembro. A atividade foi iniciada com um balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo IBS nos empreendimentos e com a indicação de atividades prioritárias no campo da ATER para os próximos meses.

“O encontro foi de fundamental importância para medir os impactos do trabalho que vem sendo realizado, além de possibilitar que a equipe multidisciplinar do IBS planeje suas ações de forma mais assertiva, sempre em consonância com as demandas dos próprios beneficiários e os subprojetos de investimentos do Projeto Bahia Produtiva”, afirmou Sidnei Niederle, que atua como coordenador pedagógico pelo IBS no projeto Bahia Produtiva.

O encontro serviu para fortalecer o diálogo sobre um tema de elevada importância para os empreendimentos e que é um dos eixos de ação do Bahia Produtiva: o mercado. Com os participantes distribuídos em pequenos grupos, foram discutidos os principais desafios a serem enfrentados na esfera do mercado, por parte das associações e cooperativas presentes.

Além de trazer informações relevantes sobre as relações de mercado em cada comunidade atendida pelo IBS, a dinâmica permitiu refletir sobre o papel das associações e cooperativas na organização da produção e comercialização dos produtores.

“A principal demanda, que se mostrou no processo de discussão promovido no encontro, foi a necessidade de fortalecer a capacitação dos beneficiários e, principalmente dos gestores das associações para operar com o mercado. Nesse sentido, o que se vislumbra para os próximos meses é a realização de atividades de ATER que fortaleçam em cada empreendimento estratégias próprias de acesso ao mercado”, destacou Niederle.

 

Voltar ao topo