Notícias

Empório dos Animais apresentou a boa genética dos rebanhos potiguares na Festa do Boi

Apresentação dos bovinos do Empório dos Animais

Apresentação dos bovinos do Empório dos Animais

Entre os dias 7 e 14 de outubro, foi realizada a 55ª edição da Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim-RN. Considerada a maior feira agropecuária do Rio Grande do Norte e uma das principais na região Nordeste, a Festa do Boi contou com a participação do Instituto BioSistêmico (IBS) que atua no Estado, há mais de cinco anos, na execução do Projeto Leite e Genética do Sebrae RN.

No espaço do IBS e do Sebrae, funcionou uma das novidades desta edição do evento: o Empório dos Animais, um recinto reservado para exposição e comercialização de bovinos nascidos de Fertilização in Vitro (FIV) e inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) no Projeto Leite e Genética. As raças participantes foram gir leiteiro, girolando, holandês, pardo suíço, guzerá, nelore e sindi.

“O Empório dos Animais representa um grande avanço do melhoramento genético dos rebanhos potiguares, com a apresentação dos excelentes resultados dos programas CRIATF, Gene Leite e Gene Corte. Foram expostos e comercializados animais de qualidade, com boa genética e bem adaptados às condições climáticas do Nordeste”, destacou o médico veterinário Fernando Gomes Almeida, coordenador de projetos de pecuária executados pelo IBS na região Nordeste.

O CRIATF, o Gene Leite e o Gene Corte são programas de melhoramento genético executados pelo IBS no Projeto Leite e Genética em diversos municípios potiguares. O Gene Leite e o Gene Corte facilitam o acesso dos produtores à FIV, enquanto o CRIATF disponibiliza a técnica de IATF. Durante a Festa do Boi, produtores da região puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre esses programas, assim como conferir de perto os resultados no Empório dos Animais.

Além dos tradicionais leilões, julgamentos e desfiles de raças de bovinos, equinos, caprinos e ovinos, esta edição da Festa do Boi contou a Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte (FEAQUARN), a Exposição Nacional de Peixes Ornamentais e a Mostra Nacional de Queijos Artesanais. A Festa do Boi é promovida pela Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Tópicos: , , , , , , , ,

Voltar ao topo