Empreendimentos de base comunitária de todo o país, especialmente os localizados na Amazônia e em áreas protegidas de uso sustentável, têm até o dia 30 de julho para se cadastrar no Desafio Conexsus 2018. A iniciativa busca soluções para o desenvolvimento de organizações de base comunitária, como cooperativas e associações de produtores, para que se tornem mais estruturadas e rentáveis e participem de cadeias produtivas mais justas e sustentáveis.
O Desafio é realizado pela Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, organização sem fins lucrativos que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer a resiliência territorial a partir do desenvolvimento econômico, com foco na sustentabilidade e na promoção das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade.
Parceiro nessa iniciativa, o Instituto BioSistêmico (IBS) está empenhado na sensibilização de empreendimentos do setor para que realizem o cadastramento e possam ampliar as possibilidades de desenvolvimento das respectivas iniciativas, ganhando uma projeção maior nos mercados aos quais se destinam. A parceria foi firmada no mês de maio, estabelecendo a cooperação institucional entre o IBS e a Conexsus, visando o engajamento, a participação e a coordenação de esforços e ações no âmbito do Desafio Conexsus 2018.
O objetivo é desenvolver, ao longo de um ano, soluções para ampliar o acesso a comercialização, a crédito e a novos instrumentos adequados ao perfil das organizações participantes. Durante os meses de agosto e setembro, a Conexsus vai convidar cerca de 300 empreendimentos inscritos a participar de oficinas regionais e receber visitas técnicas, a fim de conhecer melhor as características e particularidades de cada negócio.
A etapa final começa em outubro, com o Ciclo de Desenvolvimento de Negócios Comunitários Sustentáveis, que terá uma jornada de aceleração, oficinas de modelagem de negócios e laboratórios de soluções de comercialização e de crédito e soluções financeiras, que devem abranger um grupo de 70 negócios selecionados entre os participantes.
“O Desafio é uma grande mobilização de atores, como organizações que já atuam no desenvolvimento socioambiental, instituições e fundos de investimento de impacto, iniciativa privada, governos, academia, entre outros. Isso está relacionado à essência da Conexsus, que é criar conexões e arranjos de parcerias em busca do desenvolvimento em rede”, explica o diretor executivo da instituição, Valmir Ortega.
Mapeamento e panorama
Já estão inscritos no Desafio mais de 680 negócios de setores produtivos diversos em todos os estados brasileiros, desde horticultura orgânica e extrativismo vegetal a artesanato e apicultura. O perfil é de cooperativas e associações de produtores que atuam nas cadeias produtivas de alimentação saudável e sustentável, agrofloresta sustentável, sociobiodiversidade e extrativismo, pesca artesanal, manejo florestal comunitário e turismo de base comunitária.
Cerca de 340 negócios cadastrados até o momento são de base agroecológica e 516 de agricultura familiar, segundo o panorama que traz dados das organizações participantes. “Os inscritos estão sendo mapeados a partir do cadastro e da coleta de informações sobre quem são as organizações, onde atuam e o que produzem. A partir disso, estamos alimentando o Mapa e o Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, disponíveis para consulta pública online”, diz a diretora de Operações da Conexsus, Carina Pimenta.
A lista de participantes contempla também comunidades extrativistas e povos tradicionais, como indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos. “Já temos mais de 120 organizações de Reservas Extrativistas (Resex) cadastradas, quase a totalidade é em reservas federais. Além disso, uma outra parcela grande está no entorno de Unidades de Conservação federais”, comenta diretor executivo da Conexsus, Valmir Ortega.
Para realizar o cadastro e acessar mais informações, visite o site do Desafio Conexsus: www.desafioconexsus.org
Conheça melhor a Conexsus: www.conexsus.org
Mapa de Negócios Comunitários Sustentáveis traz informações sobre as organizações participantes do Desafio Conexsus. Acesse o mapa: https://goo.gl/stS2EP
Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis, disponível para acesso público na Internet. Acesse o panorama: https://goo.gl/diKa3m