Notícias

Curso de formação de agentes de educação ambiental é iniciado pela equipe IBSater

DSC00867O dia 3 de maio foi especial para uma turma de 45 agricultores familiares do Assentamento Bela Vista do Chibarro, no município de Araraquara – SP, interessados em transformar a realidade em que estão inseridos a partir da educação ambiental. Nesta data, foi realizada a primeira aula do curso de “Formação de agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar” promovido por meio do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O Programa de Educação Ambiental será realizado em paralelo às atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) desenvolvidas pelo Instituto BioSistêmico com o INCRA/SP. Será desenvolvido em sete módulos, no formato semipresencial, por meio do AVA (Sistema Virtual de Aprendizagem) e atividades presenciais como dias de campo, cursos e reuniões. As capacitações serão ministradas pelos profissionais do IBS, Larissa Sapiensa e Luiz Gustavo Pizzaia.

Na primeira reunião realizada no escritório da Agrovila, foi distribuído o material didático, além de apresentados os principais conceitos sobre educação ambiental, os objetivos e a importância do curso na agricultura familiar. “Apresentamos o AVA e as ferramentas que o programa oferece, como o acesso aos materiais de estudo em arquivos, aulas em vídeos, fóruns para discussão e dúvidas, chats de mensagens on line, as avaliações mensais, acesso ao desempenho do aluno, entre outras funções”, ressaltou Larissa Sapiensa.

DSC00850Segundo Larissa, por causa da dificuldade de acesso à internet, a maior parte das aulas será presencial e, para as avalições, será utilizada a sala de computação da Escola Hermínio Pagotto, localizada na Agrovila do Assentamento Bela Vista. O grupo de 45 produtores foi dividido em turmas menores definidas de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um durante a semana. Foram formadas quatro turmas, sendo duas aos sábados, uma às terças-feiras e uma às sextas-feiras.

“Agregar a educação ambiental aos jovens possibilitará seu empoderamento e atuação como agente transformador da sociedade ao seu redor, num primeiro momento. Mas a energia e comprometimento, característicos desta idade, podem trazer grandes resultados com o tempo”, destacou Claudio Pinheiro diretor da unidade IBSater.

Para reforçar a importância da educação no desenvolvimento de comunidades, Claudio citou um pensamento de Bahá u lláh (1817-1892: “Considerai o homem como uma mina rica em joias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício”.

Voltar ao topo