Pela primeira vez, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo – MG e Região (COOPFAM) irá fornecer café orgânico ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Formada por 320 famílias de pequenos cafeicultores do Sul de Minas Gerais, a organização foi selecionada em chamada pública, da qual participou por orientação do Instituto BioSistêmico (IBS).
O instituto atende a COOPFAM desde maio de 2013 no programa Mais Gestão que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dentre as principais ações do IBS no Mais Gestão, constam a revisão do planejamento estratégico, que define os objetivos econômicos e comerciais das cooperativas, bem como reestruturação organizacional para melhor execução das atividades operacionais.
Além disso, a equipe de trabalho costuma orientar as organizações atendidas a participar de determinadas chamadas públicas, conforme o perfil de cada entidade. Trata-se de uma comunicação estratégica para as organizações que nem sempre têm condições de acompanhar as chamadas públicas e identificar em quais poderiam participar.
“Percebendo que o foco da atuação da COOPFAM era o mercado externo e início de trabalho voltado para o processamento, identificamos como potencial mercado consumidor para este novo produto o mercado institucional, o que se materializa nas compras públicas de produtos da agricultura familiar”, explica a coordenadora do Mais Gestão pelo IBS, Priscila Maia.
O produto será adquirido na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A modalidade permite que órgãos dos governos federal, distrital, estaduais e municipais comprem, com recursos próprios, por meio de chamada pública, alimentos da agricultura familiar para o atendimento de demandas próprias de abastecimento.
Serão adquiridos 680 quilos de café para atender à demanda de consumo do produto no edifício sede do MDS, em Brasília, durante quatro meses. “Ter um ministério como cliente é a afirmação de que o trabalho realizado pela cooperativa reflete qualidade, não somente dos produtos, mas também na capacidade de organizar e desempenhar suas operações”, destaca Priscila Maia.
Para ela, a conquista da COOPFAM reflete os resultados do trabalho coletivo realizado no Mais Gestão, no fomento à agricultura familiar, envolvendo setor público e privado. A representante do IBS adianta que junto ao produto destinado ao MDS, será distribuído um material de divulgação da história e do trabalho realizado pela cooperativa. O material foi produzido pelo IBS em parceria com a direção da COOPFAM, a partir do Mais Gestão.