Notícias

Cooperativa atendida pelo IBS em Minas Gerais fornecerá café ao MDS

Integrantes da COOPFAM  durante atividade do projeto Mais Gestão

Integrantes da COOPFAM durante atividade do projeto Mais Gestão

Pela primeira vez, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo – MG e Região (COOPFAM) irá fornecer café orgânico ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Formada por 320 famílias de pequenos cafeicultores do Sul de Minas Gerais, a organização foi selecionada em chamada pública, da qual participou por orientação do Instituto BioSistêmico (IBS).

O instituto atende a COOPFAM desde maio de 2013 no programa Mais Gestão que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dentre as principais ações do IBS no Mais Gestão, constam a revisão do planejamento estratégico, que define os objetivos econômicos e comerciais das cooperativas, bem como reestruturação organizacional para melhor execução das atividades operacionais.

Além disso, a equipe de trabalho costuma orientar as organizações atendidas a participar de determinadas chamadas públicas, conforme o perfil de cada entidade. Trata-se de uma comunicação estratégica para as organizações que nem sempre têm condições de acompanhar as chamadas públicas e identificar em quais poderiam participar.

“Percebendo que o foco da atuação da COOPFAM era o mercado externo e início de trabalho voltado para o processamento, identificamos como potencial mercado consumidor para este novo produto o mercado institucional, o que se materializa nas compras públicas de produtos da agricultura familiar”, explica a coordenadora do Mais Gestão pelo IBS, Priscila Maia.

A cooperativa é formada por 320 famílias de pequenos cafeicultores do Sul de Minas Gerais,

A cooperativa é formada por 320 famílias de pequenos cafeicultores do Sul de Minas Gerais,

O produto será adquirido na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A modalidade permite que órgãos dos governos federal, distrital, estaduais e municipais comprem, com recursos próprios, por meio de chamada pública, alimentos da agricultura familiar para o atendimento de demandas próprias de abastecimento.

Serão adquiridos 680 quilos de café para atender à demanda de consumo do produto no edifício sede do MDS, em Brasília, durante quatro meses. “Ter um ministério como cliente é a afirmação de que o trabalho realizado pela cooperativa reflete qualidade, não somente dos produtos, mas também na capacidade de organizar e desempenhar suas operações”, destaca Priscila Maia.

Para ela, a conquista da COOPFAM reflete os resultados do trabalho coletivo realizado no Mais Gestão, no fomento à agricultura familiar, envolvendo setor público e privado. A representante do IBS adianta que junto ao produto destinado ao MDS, será distribuído um material de divulgação da história e do trabalho realizado pela cooperativa. O material foi produzido pelo IBS em parceria com a direção da COOPFAM, a partir do Mais Gestão.

Voltar ao topo