Notícias

Controle biológico é tema de ciclo de palestras em Mogi das Cruzes-SP

5fd3d958-66bb-40c1-95cd-42136998d2beO Instituto BioSistêmico (IBS) articulou e participou do ciclo de palestras do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) do Governo do Estado de São Paulo realizado em Mogi das Cruzes SP, no dia 24 de novembro, para agricultores familiares da região. No evento que contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, foram apresentadas tecnologias de controle biológico de pragas, nematóides e doenças.

Coordenado pelo IBS em parceria com o Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e colaboração da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria , o ciclo de palestras se pautou nas demandas eleitas pelos integrantes da Associação de Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprajur) que concentra, principalmente, produtores de hortaliças.

Na programação “Manejo e métodos de controle de pragas, doenças e nematoides em folhosas e brássicas”, foram disseminadas informações para a melhoria em cultivos como alface, brócolis, couve, rabanete e repolho. Esse tipo de controle é amplamente trabalhado no dia a dia da equipe do IBS que atua em assentamentos da região da Grande São Paulo, por meio de contrato de Assistência Técnica e Extensão Rural com Incra/SP.

“Para esse evento, o IBS atuou na mobilização dos parceiros, como a CATI e IB, na divulgação e mobilização do evento para as famílias, além de atuar na organização e estruturação, como elaboração do material didático e informativo, entre outras ações”, explicou a gestora de projetos IBSater na região da Grande São Paulo, Perla Borges.

Na ocasião, o IBS foi representado pela engenheira agrônoma Nancy Miura que coordenou a organização do evento junto aos parceiros, além do consultor Moacir Kretzmann e o técnico agropecuário Rudson Cristiano.

 

Voltar ao topo