Notícias

Com IBS, produtores rurais do nordeste acessam tecnologias e elevam produção

A movimentada agenda do IBS (veja neste post) tem o objetivo de levar assistência técnica rural para produtores nos estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Nessas regiões, a atuação tem sido mais frequente para a produção leiteira. Há um ano, os produtores do estado da Paraíba estão recebendo a visita dos técnicos, direto na propriedade, investindo na inovação da gestão, acessando as mais recentes tecnologias agropecuárias para monitorar o rebanho. “Em um ano, já apresentamos resultados com elevação da produção leiteira na Paraíba; confirmando todo o potencial do nordeste”, afirma Luis Henrichsen, zootecnista e sócio-diretor do IBS. Para Joacir Souto, gestor Sebraetec na Paraíba, em entrevista ao SEBRAE “tanto inovação como tecnologia estão chegando também para os pequenos e médios produtores do estado”. O IBS vem atendendo produtores rurais desde 2006.

IBS na Paraíba

Na Feira do Empreendedor SEBRAE/PB ocorrida na cidade de João Pessoa em setembro (2012) o estande do IBS foi um dos mais visitados por conta do trabalho que veterinários e técnicos do IBS vem realizando no campo. Houve demostração dos laboratórios móveis, “Vaca Móvel e Rufião Móvel”, programas do IBS para inovar a assistência técnica na produção leiteira. Todos com possibilidades reais para o acesso depequenos produtores. São técnicas que até bem pouco tempo só eram comuns aos grandes empreendimentos pecuaristas.

A Feira do Empreendedor da Paraíba é organizada pelo Paus-paraíba e objetiva gerar novas oportunidades de negócios, estimular o empreendedorismo e preparar o gestor para os mercados, de acordo com a cultura e dinâmica econômica local.

Com um público de aproximadamente 10 mil pessoas, mais de cem palestras ao todo foram realizadas. Os técnicos do IBS falaram sobre qualidade do leite, inseminação artificial e estratégia alimentar na seca. “Foi muito bom mesmo, fizemos contato com vários produtores e quando a gente vê que estamos no mesmo caminho, é muito bom, mostramos que é possível alavancar a produção”, conta Fernando de Almeida, veterinário do IBS. Fernando e Leandro Biata, também veterinário do IBS, atuam em 12 municípios do Estado da Paraíba atendendo um total de 150 pequenos e médios produtores de leite, incluindo o município de Campina Grande.

IBS e as Tecnologias de Base

Os números da produção leiteira monitorada pelo IBS só crescem. “Começamos com 42.666 litros de leite em todo o estado, hoje estamos com 194 mil litros sendo monitorados”, contabiliza o veterinário do IBS Daniel Delefine informando que em Campina Grande, o projeto começou no final de setembro. No município, o IBS começa atendendo um grupo de 30 produtores.

Os laboratórios móveis “Vaca Móvel e Rufião Móvel” chamam a atenção nesses eventos por reunir tecnologias para monitorar em tempo real, o sistema reprodutivo do rebanho, avaliar a dieta, a produção de forrageiras e ainda analisar a gestão e o planejamento financeiro do empreendimento. Os técnicos levam os laboratórios ao campo (onde o produtor está) e avaliam também as possibilidades de melhoramento genético. Também monitoram a qualidade do leite, realizando exames laboratoriais, avaliam o controle sanitário, com detecção e técnicas de controle de doenças.

Todo esse trabalho no campo pode ser comprovado por meio de planilhas. Os resultados mostram a eficiência nutricional, organizacional e de elevação da produção leiteira. Em fevereiro/março de 2012 a produção média nos 12 municípios atendidos pelo IBS no estado da Paraíba era de 7,95 litros/leite/vaca. Em outubro 2012com o acesso às tecnologias do IBS os pequenos e médios produtores de leite da Paraíba elevaram a produção para uma média de 12,00 lts/vaca.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa IBS
Fone: (19) 8289-6888
[email protected]

Voltar ao topo