Notícias

Coletivas do PCRF apresentam alternativas de manejos para os produtores

As coletivas foram realizadas no mês de fevereiro

As coletivas foram realizadas no mês de fevereiro

Apresentar novas opções de manejo das culturas para os agricultores, que favoreçam a qualidade dos produtos e redução de custos com insumos. Esse foi o objetivo das reuniões coletivas realizadas pela equipe de ATER do Instituto BioSistêmico (IBS) como atividade do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF), durante o mês de fevereiro. As reuniões foram realizadas nos municípios de Miracatu e Itaoca, com os temas “Microrganismos Eficientes – Teoria e Prática” e “Produção de cana-de-açúcar para produção de açúcar mascavo”, respectivamente.

“Em Miracatu, apresentamos aos produtores o histórico, a importância e os benefícios do uso dos microrganismos eficientes, assim como a forma de coleta natural com o uso de arroz cozido dentro do bambu”, explicou engenheira agrônoma Juliana Trettel que atua na coordenação das atividades do IBS no PCRF. De acordo com ela, a técnica deverá ser aplicada pelos produtores, em grande parte, nos cultivos de banana, pupunha e hortaliças.

Os microrganismos eficientes são seres muito pequenos (fungos e bactérias) que vivem naturalmente em solos férteis e em plantas. Esses organismos, entre tantos benefícios, colaboram para aumentar a produtividade agrícola (atuam na germinação, florescimento, frutificação e ativação do amadurecimento); evitar a proliferação de plantas espontâneas, doenças e pragas; estruturar o solo, deixando os pedacinhos de terra mais colados; além de reduzir a quantidade de aplicações de outros adubos no solo.

No município de Itaoca, foi apresentado o manejo de produção de cana-de-açúcar, abrangendo a época de adubação, adubação alternativa, manejo do corte, colheita, controle de plantas daninhas e controle biológico de pragas. Os produtores que participaram dessa coletiva fazem parte de Associação Rural Caraças e Capuava – Produtores de açúcar mascavo, que dispõe de uma pequena usina de açúcar mascavo.

Sobre o PCRF

Mobilização e promoção da agricultura familiar sustentável. Esse é o objetivo do Programa Cadastro de Terras e Regularização Fundiária (PCRF), que vem sendo executado pelo Instituto BioSistêmico no Estado de São Paulo desde fevereiro de 2019, por meio da Chamada Pública Nº 008/2018 da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER).

 

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo