Notícias

Colaboradores do IBS participam do 1º Treinamento Inteligência Relacional para Líderes

É cada vez maior o impacto da liderança no desempenho das organizações e é uma área em constante evolução. Há sempre uma nova abordagem, novas ferramentas de gestão, novos cursos, novos clientes, novas demandas para cada momento, o que requer a atualização das habilidades das lideranças.

Nesse contexto de mudanças constantes para o desenvolvimento da organização, o Instituto BioSistêmico (IBS) retoma em 2023 o Programa de Desenvolvimento de Colaboradores, iniciando com o 1º Treinamento Inteligência Relacional para Líderes, ministrado por Melissa Oliver, Consultora, Psicodramatista Socioeducacional com mais de 20 anos de experiência em treinamento corporativo nas áreas de Comunicação, Liderança e Inteligência Relacional.

O primeiro encontro desse treinamento foi realizado no dia 25 de abril, em Piracicaba (SP), com a presença de diretores, gestores e coordenadores de escritório do IBS. Ao todo serão seis encontros, com a conclusão prevista para o mês de outubro.

“Nosso objetivo é promover disrupções entre os coordenadores de projetos frente às demandas de mercado e ao atendimento ao cliente. Nosso primeiro encontro marca o início de uma nova e importante fase do Instituto BioSistêmico”, destaca Priscila Callegari diretora de agricultura e meio ambiente do IBS.

Conforme analisa Melissa Oliver, o IBS é uma empresa que tem como missão promover a sustentabilidade, que entre seus pilares conceituais, considera o desenvolvimento contínuo das relações humanas como fator estratégico.

“Na prática, isso significa realizar ações para promover saúde e qualidade nas relações dos colaboradores como esse programa de desenvolvimento de líderes que está em andamento”, pontua a consultora.

Melissa afirma que, ao colocar essas habilidades relacionais em prática, a empresa se torna ainda mais coerente com sua missão e valores, além de mais atrativa para novos parceiros que desejam participar de projetos e ideias sustentáveis. Ela acrescenta que essas ações também contribuem para melhorar o clima organizacional e o relacionamento com a equipe.

Inteligência Relacional

A consultora afirma que, apesar da evolução constante das habilidades de liderança, algumas sempre serão importantes, como a habilidade socioemocional, que seria uma aptidão que o indivíduo desenvolve para se tornar um ser humano mais integralizado capaz de se conectar com o outro.

“No caso da liderança, essa competência fica evidente quando a sua habilidade de lidar com pessoas é testada, o que acontece muito em períodos de crise, como a pandemia por exemplo. A inteligência relacional se revela na disposição em ouvir outros raciocínios e não ter receio de mudar de opinião quando necessário, pois seu principal compromisso é com a coerência”, explica.

De acordo com Melissa, o psicodrama socioeducacional tem uma proposta inovadora de treinamento e desenvolvimento profissional pois trabalha as competências socioemocionais nas organizações com ênfase na comunicação e nas práticas de inteligência relacional, como a empatia e a assertividade, características fundamentais para as lideranças do presente e do futuro.

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo