Entre os dias 10 e 13 de maio, produtores rurais de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, participaram de clínicas tecnológicas de olericultura apresentadas pelo consultor do Instituto BioSistêmico (IBS), o engenheiro agrônomo Murilo Cantoia Sarausa. Além de abordarem temas técnicos de interesse para o dia a dia dos produtores, as quatro clínicas realizadas no município apresentaram a proposta de trabalho das consultorias tecnológicas do programa Mais Horta da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP).
Esse programa é resultado de uma parceria entre a SMAP, Sebrae/RJ e a rede de supermercados SuperBom, que se comprometeu a comercializar os produtos, como forma de estímulo ao mercado de hortaliças da região.
Durante as clínicas tecnológicas, Murilo Cantoia explicou os métodos que podem ser utilizados para o aumento da produção com qualidade. “O interesse por técnicas sustentáveis é grande e nossa função é orientar o produtor para o melhor aproveitamento dos insumos neste momento. Nas apresentações, abordamos também o manejo de pragas e doenças, além do manejo de solo e adubação”, destacou.