Em meio ao atual período de restrição de convivência social imposto pela pandemia de Covid-19, o Instituto BioSistêmico (IBS) oferece uma solução de atendimento digital para produtores de leite interessados nas Boas Práticas Agropecuárias. É o CheckMilk, plataforma digital concebida pelo IBS para implementação de programas de qualificação de fornecedores de leite, baseada na IN 77 do Ministério da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento (MAPA).
Entre os projetos de pecuária executados pelo IBS em diferentes regiões do Brasil, o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, que atende produtores de leite na região do município de Carlópolis-PR, foi o primeiro a contratar essa modalidade de atendimento remoto oferecida pelo IBS por meio do CheckMilk.
“A partir de uma experiência de autoavaliação, o produtor tem acesso a um relatório completo, com a indicação de um plano de ação e as orientações de melhorias apontadas num diagnóstico inicial.”, explica o coordenador técnico do CheckMilk, Matheus Henrique Silva.
A conclusão dessa autoavaliação marca o início dos atendimentos da consultoria remota agendada. No primeiro encontro remoto, o consultor apresenta o relatório de desempenho e o plano de ação, explicando detalhes e chamando a atenção para os itens que precisam ser melhorados, sob os aspectos das boas práticas.
Todo o suporte é realizado por uma equipe de consultores com vasta experiência e conhecimentos práticos da pecuária leiteira. Clique aqui e confira os detalhes sobre o atendimento do CheckMilk. (Apresentação PDF). Os produtores também têm acesso remoto a um acervo de conteúdos técnicos atualizados e orientados para as boas práticas de produção de leite.
No Programa de Desenvolvimento da Pecuária, as propriedades atendidas na região de Carlópolis são pequenas e familiares, com áreas de aproximadamente 30 hectares, e rebanhos com 20 a 30 vacas. “O IBS executa esse importante programa de fomento à agricultura familiar há mais de três anos. Com a inclusão do suporte CheckMilk há alguns meses, reforçamos a importância do uso de tecnologias e ferramentas digitais para a qualificação e o desenvolvimento desses produtores”, destaca o diretor corporativo do IBS, Luís Henricshen.
Para saber mais sobre o CheckMilk, acesse o site: https://www.checkmilk.com.br/