Notícias

CheckMilk e Vaca Móvel são destaques em matéria da Revista Balde Branco

O trabalho desenvolvido pelo Instituto BioSistêmico (IBS) no fomento à pecuária leiteira pelo Brasil ganhou as páginas da Revista Balde Branco, uma das publicações do segmento rural mais antigas do país e pioneira no setor leiteiro.

Na reportagem assinada pelo jornalista João Carlos de Faria, que integra a edição de maio da revista, os projetos CheckMilk e Vaca Móvel foram destacados como importantes ferramentas na trajetória de mais de dez anos do IBS na execução de projetos de pecuária leiteira.

A matéria traz resultados importantes alcançados a partir do trabalho do IBS na região do Norte Pioneiro do Paraná, onde vem sendo desenvolvido projeto de fomento a pecuária leiteira, há cerca de quatro anos, em conjunto com a agência do Sebrae/PR de Jacarezinho, dentro do programa Sebraetec, além de prefeituras de municípios da região.

“É uma parceria com os municípios para melhorar a qualificação dos seus produtores, para que consigam boa produtividade, aumento do volume e melhor preço para o seu produto, vendendo mais e melhor”, observa o gerente da agência Sebrae/PR de Jacarezinho, Odemir Capello. As melhorias para o leite, segundo ele, fazem parte de um processo que pretende levar a região a se destacar por oferecer produtos diferenciados ao mercado.

O primeiro município da região que implantou o projeto foi Carlópolis, onde, segundo Capello, os produtores andavam desanimados e desorientados e muitos deles pensavam em desistir da atividade. Mas ele avalia que embora tenha havido ao longo desses anos, muitos produtores que saíram da atividade, “os que ficaram têm se dado muito bem”, conseguindo inclusive boas certificações e premiações.

Os resultados obtidos por produtores de Carlópolis tornaram o município referência para toda a região. Capello aponta várias justificativas para esse desempenho, como a efetiva participação dos produtores e a parceria da prefeitura que custeia parte do projeto garantindo o acesso gratuito aos produtores e a prestação de serviços de qualidade. O custo anual é de cerca de R$ 100 mil, sendo 70% bancados pelo Sebraetec e 30% pela prefeitura.

“Apesar do grande envolvimento dos produtores, lidar com melhoria de qualidade, exige transformação e mudança de comportamento e um trabalho que não se faz da noite para o dia”, ressalta. Por isso também o respaldo da Associação dos Produtores de Leite de Carlópolis (Aproleic) também é citado por Capello como “um fator fundamental”.

Para conferir a matéria completa, a partir da página 32 da Revista Balde Branco, clique aqui!

Tópicos: , , , , , ,

Voltar ao topo