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Cerca de 130 profissionais do IBS participam de qualificação de ATER

Em Espírito Santo do Pinhal-SP, 80 profissionais que atuam nos projetos do INCRA participaram da capacitação.

Em Espírito Santo do Pinhal-SP, 80 profissionais que atuam nos projetos do INCRA participaram da capacitação.

Durante o mês de julho, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e o Instituto BioSistêmico realizaram Curso de Qualificação de Agentes de ATER. Participaram cerca de 130 profissionais do IBS que atuam nos projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nos Estados de São Paulo e Paraná.

Nos dias 20 e 21 de julho, o curso foi realizado em Espírito Santo do Pinhal-SP para 80 profissionais que atuam nos projetos do INCRA. Nos dias 23 e 24 de julho, a capacitação aconteceu em Lins – SP para uma turma de cerca de 50 profissionais que atuam nos projetos do MDA. Cada turma cumpriu uma carga horária de 20 horas.

As discussões foram mediadas pelo Prof. Dr. Carlos Armenio Khatounian, área de Agroecologia e Agricultura Orgânica, e Ademir de Lucas, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP. A organização contou ainda com a participação dos Agrônomos Morgane Retiere e Juliano Scarpelin do Núcleo Nheengatu de Agroecologia da ESALQ/USP.

“A capacitação foi uma rica oportunidade de atualização para as equipes de ATER, de diferentes projetos, discutirem com profissionais da área questões relacionadas ao papel do agente de ATER, desafios e responsabilidades”, destacou o diretor da unidade IBSater, Cláudio Pinheiro, que participou da capacitação. Também compareceram a diretora da unidade IBSagro, Priscila Terrazzan, e o gerente de projetos do IBS, Edivar Lavratti.

De acordo com o diretor Cláudio Pinheiro, o IBS busca oportunizar momentos de reflexão entre os profissionais de ATER, de forma que experiências e percepções sejam compartilhadas, possibilitando a reflexão do papel de cada profissional no processo de desenvolvimento das famílias atendidas nos diferentes projetos, a partir da PNATER e da realidade de campo.

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