Notícias

Cargill e IBS lançam a safra 2024/2025 do Programa de Agricultura Familiar

Este slideshow necessita de JavaScript.

As equipes do Programa de Agricultura Familiar da Cargill estão em campo para a realização da primeira rodada de atendimentos da safra de soja 2024/2025. A nova temporada foi lançada pela Cargill e pelo Instituto BioSistêmico (IBS) em duas reuniões realizadas nos dias 13 e 21 de agosto, respectivamente, em Goiânia-GO e Campo Grande-MS.

Executado pelo IBS e empresas parceiras, o programa leva assistência técnica gratuita a agricultores familiares, que já passam de 1.700 beneficiados nesta safra. Pela primeira vez, serão atendidos produtores do Rio Grande do Sul e do Tocantins, estados que se somam aos que já eram atendidos na safra 2023/2024: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo.

Os dois encontros foram conduzidos pelo coordenador de coordenador de Originação Selo Social da Cargill, Günther Voigtlander, e pela diretora de agricultura e meio ambiente do IBS, Priscila Callegari. Nesta safra, os treinamentos foram baseados na nova portaria do Selo Biocombustível Social: Portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Nº 28, De 27 de junho de 2024, que visa fortalecer a participação da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel, cumprindo diretrizes sociais do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

“O trabalho de assistência técnica tem sido fundamental para incentivar melhores práticas de produção sustentável e maior lucratividade na atividade dos produtores. Além disso, ampliamos o programa para atender à demanda de três novas plantas de produção de biodiesel da Cargill, localizadas em Goiás, Tocantins e no Rio Grande do Sul”, destaca Günther Voigtlander, coordenador de Originação Selo Social da Cargill.

A programação do treinamento da safra 2024/2025 das equipes do Programa de Agricultura Familiar da Cargill contou com uma palestra sobre boas práticas socioambientais, conduzida pela engenheira florestal do IBS, Thais Lima. Entre as novidades desta safra, o destaque é adoção da plataforma digital de gestão Agrotrace na execução dos trabalhos.

“Foram dois treinamentos muito produtivos, nos quais trouxemos todas as recentes atualizações da nova portaria de 27 de junho, que foi possível desenvolver em tempo recorde por conta da plataforma digital de gestão de projetos do IBS, Agrotrace. A plataforma passará a ser usada integralmente nas operações do programa, pois conta com o sistema de diagnóstico, proposição de plano de ação e monitoramento de desempenho das atividades”, explica Priscila Callegari.

Apresentadas pela equipe de TI do Instituto BioSistêmico, as atualizações da plataforma trazem mais agilidade, eficiência e transparência ao trabalho executado pelas equipes. No primeiro atendimento, é gerado um plano de ação para cada propriedade, baseado na análise de custos e receitas do uso dos recursos ambientais e do cumprimento de normas ambientais. Com proposição de medidas de intervenção para melhorias e de acesso ao mercado, esse plano de ação será implementado durante a safra com o acompanhamento da equipe multidisciplinar do programa.

Durante os treinamentos, as equipes receberam os brindes que serão distribuídos aos agricultores na temporada 2024/2025: um pluviômetro para medição dos índices de chuva, além de uma lupa com guia prático para identificação de pragas e doenças da soja.

Sobre o programa

Desde 2011, o programa de agricultura familiar da Cargill capacita e assiste, de forma gratuita, agricultores familiares na produção de soja em diferentes regiões do Brasil. O Instituto BioSistêmico iniciou a execução da parte do programa que se refere à assistência técnica aos agricultores familiares na Safra 2011/2012, com fomento da agricultura familiar por meio de informação, capacitação e inovações tecnológicas voltadas ao desenvolvimento sustentável das lavouras.

O programa faz parte do cumprimento legal para a obtenção e manutenção do Selo Biocombustível Social (SBS) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Por meio do SBS, iniciativas como o programa de agricultura familiar da Cargill ajudam a transformar a realidade de milhares de famílias de agricultores.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo