Notícias

Cargill e IBS distribuem pluviômetros e copos calibradores para uma produção de soja mais eficiente

No início da safra de soja 2020/2021, a Cargill e o Instituto BioSistêmico (IBS) distribuíram de forma gratuita um pluviômetro e um copo calibrador de pulverizador agrícola para os produtores atendidos no programa de agricultura familiar da Cargill. Os instrumentos foram entregues pelos técnicos que realizam a assistência técnica do programa. Na ocasião, os produtores receberam as orientações para utilização dos itens e puderam esclarecer dúvidas com os técnicos.

“Os agricultores do programa já contam com os pluviômetros, pois estão bem conscientizados da importância de realizar o registro das precipitações. É dessa forma que eles conseguem ter um panorama do regime de chuvas nas áreas de lavoura, o que permite um planejamento mais eficiente para o plantio da soja em relação à demanda hídrica de cada fase da planta”, relata o engenheiro agrônomo Thadeu Rincão, que atua na assistência técnica do projeto no Mato Grosso do Sul.

Sobre a demanda hídrica da soja, o engenheiro agrônomo Valeriano, que atende parte do Estado de Goiás pelo programa, complementa que as chuvas exercem um papel essencial no cultivo da oleaginosa. Ele afirma que a planta apresenta uma demanda hídrica importante, que chega a alcançar um pico de consumo de 8mm/dia/planta no período reprodutivo.

Conforme explica a engenheira agrônoma Mariana Saggin, que atende parte do Mato Grosso do Sul pelo programa, o copo calibrador serve para regular o pulverizador e tem as medições conforme o espaçamento de bico do pulverizador. “Todo insumo tem a dosagem recomendada e cada um necessita de uma calibração específica. Com o copo calibrador, o produtor saberá ao certo quantos litros de insumo por hectare deverão ser aplicados”, destaca.

Um pulverizador mal calibrado resulta em aplicações de doses incorretas dos defensivos agrícolas, o que pode contaminar o solo, a água e até mesmo a soja. Além disso, uma calibração inadequada do equipamento pode gerar mais custos pela maior quantidade de produto aplicado, em função da necessidade de reaplicação, além dos custos de mão-de-obra e combustível.

Segundo o engenheiro agrônomo Emílio de Faria, que atende o Estado de Minas Gerais pelo programa, o pluviômetro e o calibrador são dois itens indispensáveis para a boa condução da lavoura de soja e são itens bastante requisitados pelos produtores do programa. Ele reforça que ambos viabilizam o planejamento eficiente da safra, com base no histórico de precipitação da área, além do uso consciente de insumos, o que permite uma produção mais sustentável.

Tópicos: , , , , ,

Voltar ao topo