Notícias

Cadeia produtiva do leite foi um dos destaques do Showtec 2015

O governador conheceu as unidades móveis do IBS e esclareceu dúvidas sobre o projeto Apoio à Pecuária Leiteira

O setor leiteiro foi um dos destaques da 19ª edição do Showtec, uma das maiores feiras agropecuárias do País, realizada entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Maracaju. No circuito de pequenos negócios rurais, coordenado pelo Sebrae/MS em parceria com o Senar e a Fundação MS (organizadora do evento), foi montado um espaço de demonstração de tecnologias voltadas à pecuária leiteira.

Durante a visita da comitiva do governo do Estado ao espaço do leite, o governador Reinaldo Azambuja conheceu as unidades móveis utilizadas no projeto Apoio à Pecuária Leiteira, desenvolvido pelo Sebrae há três anos na região central do Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, Azambuja demonstrou interesse e esclareceu dúvidas sobre a dinâmica desse trabalho que leva tecnologia e informação para melhorar a produtividade e a qualidade do leite em pequenas propriedades.

Visitantes recebem esclarecimentos sobre o Rufião Móvel

Visitantes recebem esclarecimentos sobre o Rufião Móvel. Fotos: Regina Groenendal

O governador ponderou que é fundamental o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do leite, de forma que o segmento produtivo esteja em sintonia com as demandas da indústria e do mercado. “É necessário alcançar o equilíbrio para que o pequeno produtor possa produzir, investir e ter renda com sustentabilidade no seu negócio”, afirmou.

De acordo com Azambuja, é necessário organizar os sistemas já existentes no fomento à pecuária leiteira do Estado. Ele citou o programa Leite Forte que reuniu instituições como a Seprotur, Sebrae e Senar na organização de um modelo de produção competitivo com alcance de bons resultados. “Iniciativas como essa devem ser estendidas para outras partes do Estado, com ampliação do número de produtores atendidos”, destacou.

 Fomento ao leite

O gerente de Agronegócios do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Marcus Rodrigo de Faria, adiantou que a meta para 2015 é manter o trabalho desenvolvido no projeto Apoio à Pecuária Leiteira, além de avançar nas ações voltadas para agricultura familiar. “A presença do governador no Showtec foi fundamental para ele visualizar o que o Sebrae e outras instituições oferecem ao pequeno produtor, com foco na construção de estratégias para os próximos quatro anos”, afirmou.

Coordenado pelo Sebrae com a aplicação prática do Instituto BioSistêmico (IBS), o projeto Apoio à Pecuária Leiteira atende a cerca de 500 pequenos produtores de leite em sete municípios da região central de MS. Na consultoria realizada nas propriedades, são utilizadas as unidades Vaca Móvel (monitoramento da qualidade do leite), Rufião Móvel (monitoramento reprodutivo) e o Agromóvel (manejo nutricional e de rebanho, além de orientação sobre despesas e receitas).

Consultor do IBS apresenta o Vaca Móvel a grupo de produtores

Consultor do IBS apresenta o Vaca Móvel a grupo de produtores

Durante o Showtec 2015, o público teve a oportunidade de conhecer essas unidades móveis que levam inovação tecnológica para o campo, com disseminação de informações e técnicas que auxiliam o pequeno produtor a organizar e melhor gerenciar a propriedade. No circuito de pequenos negócios rurais, os visitantes puderam participar de palestras e oficinas nos setores de leite, horticultura, fruticultura, orgânico e agroindústria.

“O objetivo principal é difundir as ações que as instituições realizam no Estado, além de demonstrar as tecnologias que estão à disposição dos produtores para serem aplicadas em pequenas áreas com baixo investimento e com bom retorno de produção e produtividade”, explicou Marcus Rodrigo de Faria. Segundo ele, com o intuito de ampliar a oportunidade de acesso à informação e às tecnologias voltados ao desenvolvimento do homem do campo, o Sebrae, com o apoio do Senar, sindicatos e prefeituras, participou da organização de 12 caravanas de produtores rurais para os três dias de evento.

Voltar ao topo