Notícias

ATER à distância proporciona capacitação para agricultores atendidos no Bahia Produtiva

Videoaula produzida pela equipe IBSater

Nos últimos meses, conteúdo com temas diversos vem sendo produzido pela equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Instituto BioSistêmico (IBS) que atua no Projeto Bahia Produtiva, no Oeste Baiano. Foram produzidas videoaulas, palestras de capacitação com transmissão pela internet, além de materiais técnico-pedagógicos. O objetivo é levar capacitação aos Agentes Comunitários Rurais (ACR) do projeto e aos agricultores das comunidades atendidas pelo IBS no Bahia Produtiva.

Todo o conteúdo é pautado nas demandas dos subprojetos, seguindo os parâmetros da ATER à Distância, um plano orientado pela CAR para a continuidade dos trabalhos do projeto nesse período de pandemia da Covid-19. Realizar a ATER de forma remota é uma maneira de garantir a continuidade dos atendimentos às comunidades, empreendimentos e agentes comunitários.

“A partir de março de 2020, com o aumento das restrições de mobilidade e mesmo impossibilidade de realizar atividades presenciais, nossa equipe intensificou diálogos remotos, especialmente com os Agentes Comunitários, que são jovens contratados pelas associações para dar suporte técnico local, e que são capacitados e acompanhados pela ATER do IBS. Ou seja, conseguimos manter, em certa medida, as ações de supervisão e capacitação à distância”, explica Sidnei Niederle, que atua como coordenador pedagógico pelo IBS no projeto.

O atendimento remoto foi uma das primeiras medidas frente às restrições da pandemia. No decorrer dos meses de junho e julho, a equipe de ATER do IBS intensificou a produção de conteúdo técnico pedagógico em vídeo, a partir de uma ação emergencial orquestrada pela CAR, o que foi um grande desafio para todos os envolvidos. O resultado foi expressivo e encontra-se disponível no canal do IBS no YouTube, com o conteúdo dividido em playlists orientadas por diferentes temas.

Além dos vídeos, foram produzidos manuais técnicos que, assim como o conteúdo apresentado em vídeo, foram compartilhados com os ACR e com os agricultores atendidos pelo IBS. Esses manuais técnicos estão disponíveis no site do IBS e podem ser acessados nos links a seguir: Criação de Galinha Caipira no Oeste da Bahia – 1, Criação de Galinha Caipira no Oeste da Bahia – 2 e Procedimento de Gestão e Rotinas em Organizações Sociais.

A produção de matérias técnico pedagógicos continua e a equipe de ATER do IBS no Bahia Produtiva já está trabalhando nos novos conteúdos. Acompanhe as redes sociais do IBS e fique por dentro das novidades. Siga-nos no Instagram, Facebook e YouTube.

Clique nos links a seguir e confira as playlists com conteúdo de qualidade do Projeto Bahia Produtiva! 

 Manejo Agroecológico de Hortaliça

Hortaliças PANC – Boas Práticas Agropecuárias

Produção de Leite a Pasto – Boas Práticas Agropecuárias

Sanidade Animal – Boas Práticas Agropecuárias

 Mercado – Agricultura Familiar

Gestão – Associativismo e Cooperação

Gestão – TDR do ACR

Encontros virtuais do Bahia Produtiva

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Tópicos: , , , , , , , , , , , ,

Voltar ao topo