Notícias

Agro Plus lança aplicativo para modernizar a gestão das propriedades rurais

O consultor do IBS orientou a instalação do aplicativo e demonstrou como operá-lo.

Melhorar a gestão das propriedades por meio de capacitação e assistência técnica gratuita, com foco na sustentabilidade da produção agrícola, é uma das premissas do Programa Agro Plus, conforme explica Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), organização que desenvolve o Agro Plus no Brasil.

Os produtores atendidos pelo programa em Goiás ganharam um aliado para a melhoria contínua de suas áreas de produção, com o lançamento do Aplicativo Agro Plus que foi concebido para facilitar a gestão das propriedades.

“Com o uso desta nova tecnologia para aplicação de um checklist com mais de 200 indicadores socioambientais e de construções rurais, serão apontadas soluções para as adequações necessárias, otimização das práticas agrícolas e aumento das oportunidades econômicas”, Bernardo Pires.

No Estado de Goiás, o Agro Plus é executado numa parceria entre a Cargill, o Instituto BioSistêmico (IBS) e a Abiove. O IBS realiza a assistência técnica para cerca de 50 propriedades nos municípios goianos nas regiões de Chapadão do Céu, Vianópolis, Caldas Novas e Uruaçu.

“Marcarmos o início desta terceira fase do programa em Goiás com o lançamento do App Agro Plus, uma ferramenta concebida pela equipe de TI do Instituto BioSistêmico, idealizada em conjunto com a Cargill e a Abiove. Nosso objetivo é trazer ainda mais facilidade para o dia a dia do produtor, que passa a contar com uma extensão tecnológica da assistência técnica disponível na palma da mão”, destaca a diretora de agricultura do IBS, Priscila Callegari.

A diretora do IBS descreve que o App Agro Plus é uma solução digital de suporte para implementação das boas práticas para produção sustentável nas propriedades, de acordo com a legislação nacional.

Sobre o App Agro Plus

“O aplicativo resulta de uma plataforma de gestão do Agro Plus operada pela equipe do programa que já contava com o aplicativo dos consultores que realizam os atendimentos, o que facilita bastante a inserção de informações no sistema. A grande novidade agora é que o produtor passa a ter um aplicativo também, o que o tornará mais ativo em todo o processo, podendo assim acrescentar suas evidências, revisar seu plano de ação e melhorar sua performance”, explica Callegari.

A partir do diagnóstico inicial feito pelo consultor do IBS, o produtor poderá registrar as melhorias implementadas na propriedade, inserindo no sistema as imagens das evidências, que posteriormente serão conferidas e validadas pela equipe do programa.

“O produtor terá acesso à sua performance de qualificação no programa e ao relatório completo com plano de ação e orientações de melhorias apontadas”, explica Débora Marchini, coordenadora técnica das atividades do IBS no Agro Plus Goiás.

Débora afirma que a ferramenta também possibilita acesso remoto a um acervo de conteúdos técnicos atualizados que orientam boas práticas de produção.

Repercussão

Nos atendimentos do IBS realizados em setembro no estado de Goiás, o engenheiro agrônomo João Paulo orientou a instalação do aplicativo nos celulares dos produtores, além de passar as instruções de como operá-lo.

De acordo com João Paulo, os produtores estão entusiasmados com a novidade que promete dinamizar o processo de melhoria contínua das propriedades.

Esse é o caso do produtor Renato Botelho de Niquelândia. “O projeto contribui bastante para organizarmos a gestão da fazenda, principalmente na parte das documentações exigidas por lei. Eu acredito que esse aplicativo será muito útil, pois nos auxiliará a manter tudo em dia”, adianta o produtor.

O aplicativo Agro Plus voltado para o produtor está disponível para Android no Google Play Store (Clique aqui e acesse o link) e iOS na App Store (Clique aqui e acesse o link). Em caso de dúvidas, os produtores podem entrar em contato pelo telefone (19) 98363-0914.

 

 

Tópicos: , , , , , , ,

Voltar ao topo