Notícias

Agrifam 2010

Com o objetivo de contribuir para a profissionalização do setor agrícola familiar, a edição 2010 da Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural, terá como parceiro no espaço Sítio Modelo, o Instituto Biosistêmico (IBS) que estará com laboratórios móveis para apresentar aos visitantes as tecnologias que garantem um melhor desenvolvimento da cadeia leiteira, através da análise da qualidade do leite e da saúde do rebanho. Técnicos do IBS prestarão as orientações necessárias sobre o funcionamento dos laboratórios, além de realizar testes práticos.

Os laboratórios instalados em carros furgão percorrem as regiões rurais dando atendimento aos produtores. O Vaca Móvel possibilita a realização de análises de qualidade e composição nutricional do leite em tempo real, contendo as características físico-químicas, temperatura, acidez, densidade e os elementos que podem alterar a qualidade do leite. Somente na região de Votuporanga, ele atende cerca de trezentas propriedades. Enquanto o Rufião atua promovendo o diagnóstico de gestação e o histórico de reprodução do animal através de ultrassonografias, buscando um maior índice de fertilidade e menor intervalo entre partos. Segundo dados do IBS, são cerca de mil produtores de leite paulistas beneficiados com Programa de Desenvolvimento Tecnológico, que agrega os laboratórios.

Elias David de Souza, presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, entidade realizadora da Agrifam, aponta que a tecnologia é um fator que contribui para o desenvolvimento da atuação dos produtores. “Com a produção familiar focando a profissionalização, sendo cada vez mais participativa na economia agrícola do país, é essencial a aplicação de tecnologias que tornem o processo produtivo mais eficiente”, observa ele que comemora a apresentação dos laboratórios durante a Feira. “Os laboratórios móveis trazidos pelo IBS darão total instrução para o produtor que visita o Sítio Modelo da Agrifam, atendendo nossas expectativas de apresentar tais tecnologias”.

A Feira – Com entrada e estacionamento gratuitos, a Agrifam acontece de 13 a 15 de agosto, das 8h às 17h, no km 322 da rodovia Marechal Rondon, no município de Agudos, próximo a Bauru, região central paulista. Para mais informações, acesse o novo site da Feira (www.agrifam.com.br), ou entre em contato via telefone: (14) 3261-1783.

Confira o convite:

Voltar ao topo